A China lançou um foguete de uma plataforma no oceano pela primeira vez, no dia 5 de Junho de 2019, fazendo dela a terceira nação a demonstrar com sucesso a habilidade de lançar satélites de uma plataforma flutuante, os outros dois países a fazer isso, foram EUA e Rússia. O foguete Long March 11foi lançado da plataforma localizada no Mar Amarelo, na costa de Shandong, às 01:06 hora de Brasília. Esse foi o sétimo lançamento desse tipo de foguete Long March que voou pela primeira vez em 2015, e essa foi a primeira tentativa da China de fazer um lançamento do mar para colocar satélites em órbita.
A bordo do foguete foram dois satélites de tecnologia experimental e cinco pequenos satélites comerciais, de acordo com uma agência de notícias chinesa. Os dois satélites maiores, nomeados de Bufeng-1ª e Bufeng-1B e construídos pela China Academy of Space Technology em Beijing, irá monitorar os ventos no oceano para melhorar a previsão do tempo.
Os outros satélites incluem um cubesat para imageamento da Terra, um satélite de comunicação chamado Tianqi-3, o primeiro satélite da China com duas bandas Ka de comunicação e um novo satélite para a constelação de satélites de sensoriamento remoto da China, Jilin-1.
Os vídeos do lançamento fornecidos pela agência de notícias chinesa CCTV, mostram o foguete Long March 11 de 21 metros sendo lançado pela plataforma não tripulada, que mede 110 x 80 metros.
Lançar foguetes do oceano pode oferecer algumas vantagens sobre os lançamentos baseados em terra. Por exemplo, você pode aproximar a plataforma de lançamento da linha do equador, o que, para alguns lançamentos é vantajoso, e mais barato, diminuindo a quantidade de combustível necessária para atingir a órbita.
Fonte:
https://www.space.com/china-first-sea-rocket-launch-success.html
Artigo original:
spacetoday.com.br