CHEGOU A HORA DE DESCOBRIR O QUE É A ENERGIA ESCURA | SPACE TODAY TV EP1867

r2d2-star-wars

PARA SE INSCREVER NO EVENTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO HOMEM NA LUA QUE ACONTECERÁ EM SÃO PAULO EM 21 DE JULHO DE 2019 ACESSE:

https://www.sympla.com.br/50-anos-do-homem-na-lua__541173

——————————————————————————-

SPACE TODAY STORE:

https://www.spacetodaystore.com

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Dia 21 de Junho de 2019, ou seja, amanhã, o foguete russo Proton será lançado com uma das missões mais interessantes para estudar o universo.

O nome da missão é Spektrum-Röntgen-Gamma, ou Spektr-RG/SRG.

Serão dois telescópios espaciais de raios-X, um russo, o ART-XC e um alemão, o eROSITA, o russo da ROSCOSMOS e o alemão DLR.

A sonda será mandada para o ponto de Lagrange L2, um ponto de equilíbrio gravitacional entre o Sol e a Terra, de onde poderá fazer um estudo completo do universo em raios-X.

A eROSITA consiste de 7 módulos de espelhos alinhados em paralelo, cada módulo tem um diâmetro de 36 centímetros e consiste de 54 espelhos imbricados cuja superfície é composta de espelho parabolóide e hiperbolóide.

Esses módulos coletam os fótons de alta energia e focam eles nas câmeras CCD de raios-X, que foram especialmente produzidas para a eROSITA.

Esses são os melhores sensores de raios-X já feitos para um telescópio espacial.

O ART-XC da Rússia é bem parecido também, e tem um caso interessante, ele é russo, mas ele foi construído pelo Marshall space Center da NASA, é um dos raros casos em que uma instituição russa contratou uma americana para produzir alguma coisa espacial.

O ART-XC é composto de 7 módulos de espelhos, cada um deles com 28 espelhos cônicos imbricados , com 14 centímetros de diâmetro e 58 centímetros de comprimento.

Que vai fazer a mesma coisa, captar os fótons de alta energia e enviar para os sensores CCD de raios-X.

Um dos principais objetivos da missão e do eROSITA é tentar descobrir o que é, a natureza, e a origem da energia escura, a estranha “força” que está acelerando a expansão do universo.

Para fazer isso, a eROSITA irá observar as grandes estruturas do universo, ou seja, os aglomerados de galáxias.

A ideia dos pesquisadores envolvidos é que ela possa rastrear 100 mil aglomerados de galáxias, fazendo uma varredura de todo o céu a cada 6 meses.

Os aglomerados de galáxias são permeados por um gás extremamente quente que pode ser observado através de raios-X.

Observando o gás, será possível descobrir como essas gigantescas estruturas se movem no universo, e assim descobrir a energia escura.

Além disso, a eROSITA irá observar também núcleos ativos de galáxias, remanescentes de supernovas, fontes binárias de raios-X e estrelas de nêutrons.

Com isso ela poderá descobrir muitos buracos negros, já que uma das maneiras de detectá-los é através da radiação de raios-X que é emitida pela matéria ao cair na sua direção.

A eROSITA fará com isso o maior mapa de fontes de raios-X de todo o universo.

A missão está programada para durar 7 anos e os cientistas esperam assim revelar os segredos da estrutura e do desenvolvimento do nosso universo.

Vamos acompanhar amanhã de manhã esse lançamento que será histórico!!!

#eROSITA #ART-XC #Spektrum

fontes:

https://www.dlr.de/dlr/en/desktopdefault.aspx/tabid-10212/332_read-36232/#/gallery/35604

http://www.russianspaceweb.com/spektr-rg-art-xc.html

Artigo original:
spacetoday.com.br