Essas duas imagens do Lago Superior e da área ao redor mostram os primeiros dados baixados das câmeras do CubeSat Multispectral Observation System, o chamado CUMULOS. A imagem da esquerda, feita por uma câmera de infravermelho de comprimento de onda curto, captura uma área maior do lago e mostra forte contraste entre a terra e a água. O campo de visão mais estreito da imagem na direita feito com uma câmera infravermelha de comprimento de onda mais longo, indica uma diferença na temperatura da água entre o centro do lago e a água nas baias e nas ilhotas.
O CUMULOS está testando a performance dos sensores comerciais para as missões de monitoramento do clima e do meio ambiente. As câmeras são desenhadas para fazer um imageamento do tipo point-and-stare e permite uma cobertura simultânea de regiões da Terra de uma altitude orbital de 452 quilômetros.
O CUMULOS é uma demonstração de uma carga experimental no Integrated Solar Array and Reflectarray Antenna, o ISARA, da NASA, que é gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia e operado pela The Aerospace Corporation.
Fonte:
[https://phys.org/news/2018-07-image-tiny-cameras-snap-pictures.html]
Artigo original:
spacetoday.com.br