Buracos Negros Em Rotação Podem Ser Portais Para Viagens no Espaço – Space Today TV Ep.1677

r2d2-star-wars

www.spacetoday.com.br/grupovip

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————-

Os buracos negros são os objetos mais intrigantes do universo sem dúvida alguma.

Uma coisa importante sobre os buracos negros, além da classificação que sempre falamos aqui, com relação a sua massa, massa estelar, supermassivo, etc..

Os buracos negros possuem ainda, outras classificações, alguns possuem carga e outros não e alguns possuem rotação e outros não.

E o que isso muda?

O fato de um buraco negro ter ou não rotação muda muita coisa que acontece no seu interior, na chamada singularidade.

Embora não temos acesso a ela, como é dito sempre no filme interestelar, os físicos teóricos fazem desses lugares seu playground, eles se divertem nesses pontos onde a física é levada ao extremo.

E por conta disso não é atoa que os buracos negros são talvez os objetos mais retratados em filmes e séries de ficção científica quando a temática envolve viagem pelo espaço, portais, teletranspoirte e outros tipos de passagens pelo universo.

Mas será que seria possível isso, um buraco negro ser um portal para uma viagem espacial?

Um grupo de físicos teóricos de diferentes universidades, resolveu trabalhar com isso, se debruçaram sobre as equações e modelos relativísticos, entenderam os buracos negros e construíram simulações onde o objetivo é estudar quais os efeitos físicos que uma suposta espaçonave sofre ao entrar num buraco negro supermassivo, em rotação, como o Sagittarius A*.

O que esses pesquisadores descobriram foi espetacular.

sob determinadas condições, uma nave entrando num buraco negro supermassivo em rotação, sofreria efeitos muito pequenos, permitindo que ela conseguisse passar pela singularidade.

Isso aumenta consideravelmente a aplicabilidade de seu utilizar grandes buracos negros em rotação como portais para viagens no hiperespaço.

os pesquisadores descobriram que os efeitos da singularidade no contexto de um buraco negro em rotação resultaria num rápido aumento de ciclos de esticar e encolher a espaçonave.

Mas em buracos negros muito grandes, como o Sagittarius A* e o próprio Gagantua do interestelar esse efeitos seria muito pequeno de modo que nem a nave, nem os passageiros sentiriam.

Infelizmente, esse trabalho irá se manter no campo da física teórica, por quase toda a eternidade, já que não temos condições, tão cedo de testar essas simulações de forma real, nem mesmo na proximidade de um buraco negro.

Mas que a ideia é tentadora e espetacular isso é!!!

Fonte:

https://phys.org/news/2019-01-rotating-black-holes-gentle-portals.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1807.06509.pdf

Artigo original:
spacetoday.com.br