De acordo com informações recentes, um bug no Windows 10 permitiu que certos aplicativos baseados na Universal Windows Platform (UWP) tivessem acesso total ao sistema de arquivos sem a permissão do usuário.
Bug no Windows 10 permitiu que certos aplicativos UWP tivessem acesso total ao sistema de arquivos
Normalmente os aplicativos UWP só podem acessar por padrão arquivos e pastas localizados em seu diretório de instalação e locais de armazenamento como AppDataLocal, AppDataRoaming e a pasta Temp.
Se o aplicativo precisa acessar arquivos ou pastas fora destes locais, ele pode exibir a tela de seleção ou o desenvolvedor pode declarar a permissão extra em seu código.
A permissão que permite que o aplicativo tenha acesso total ao sistema de arquivos é a broadFileSystemAccess
e um exemplo de aplicativo que faz uso dela é o Sticky Notes.
Com a permissão broadFileSystemAccess
, um aplicativo pode ter acesso a todos os arquivos que o usuário tem acesso.
Aplicativos com esta permissão que precisam deste tipo de acesso devem exibir a tela abaixo durante seu primeiro uso para que o usuário possa habilitá-lo:
O problema é que o bug no Windows 10 faz com que esta tela não seja exibida quando necessário para os aplicativos que precisam deste tipo de acesso.
A Microsoft já corrigiu o bug no Windows 10 October 2018 Update.
O post Bug no Windows 10 permitiu que certos aplicativos UWP tivessem acesso total ao sistema de arquivos apareceu primeiro em BABOO.
Artigo original:
www.baboo.com.br