Nessa quarta-feira, dia 29 de Agosto de 2018, por volta das 20:00, horas de Brasília, os controladores da Estação Espacial Internacional, tanto em Moscou como em Houston detectaram um vazamento no laboratório espacial.
A tripulação da Expedição 56 da ISS está bem, segura e saudável, de acordo com as agências espaciais eles possuem semanas de ar nos reservatórios da ISS.
O vazamento foi detectado enquanto a tripulação estava no seu momento de sono, os controladores não acordaram os astronautas, e no momento em que eles acordaram foram comunicados do vazamento.
O vazamento foi identificado como sendo um buraco de 2 milímetros no módulo orbital, ou seja, na seção superior da nave Soyuz MS-09 que está acoplada ao módulo russo Rassvet da ISS.
O que causou o buraco não foi detectado, contudo uma aplicação temporária de Kapton, que é uma fita específica para isso diminuiu o vazamento.
Como o vazamento se deu no lado russo da estação, Moscou está tomando conta do problema e buscando uma solução definitiva.
A nave Soyuz MS-09 onde o vazamento foi identificado levou os astronautas para a ISS em Junho de 2018 e estava programada para voltar para a Terra em Dezembro de 2018. O módulo orbital onde o vazamento foi identificado não retorna para a Terra e é ejetado antes da reentrada.
Todos os sistemas da ISS foram testados e retestados e tudo está funcionando nominalmente.
A última notícia sobre o incidente na ISS é das 14:51, hora de Brasília, os controladores russos falaram para a tripulação interromper os reparos no dia de hoje.
Com a aplicação de epoxy e das fitas o buraco parece estável. A pressão do ar dentro da estação depois da aplicação dos selantes é estável.
Os cosmonautas aplicaram um selante e gaze no buraco mas viram uma bolha se formando no remendo que eles fizeram. Mas os controladores de Moscou falaram que isso é normal depois da aplicação de tal procedimento.
Os controladores informaram aos tripulantes, que irão esperar tudo se solidificar, que está tudo sob controle, que nada mais será feito hoje, e amanhã será avaliada toda a situação.
Estaremos acompanhando os desdobramentos de tudo isso na ISS, fiquem ligados.
Fontes:
https://spaceflightnow.com/2018/08/30/space-station-pressure-leak-status-center/
https://blogs.nasa.gov/spacestation/2018/08/30/international-space-station-status/
Artigo original:
spacetoday.com.br