Durante uma partida de cricket, um esporte muito popular na Nova Zelândia, entre os Black Craps e o Sri Lanka, em Monte Mauganui, as câmeras de TV pararam de transmitir e jogo, e começaram a mostrar uma grande bola de fogo cruzando os céus, com detritos. O evento chamou a atenção de todos, que estavam no estádio e que estavam assistindo o jogo pela TV. Só não chamou a atenção dos jogadores que continuaram numa boa a partida.
No momento do ocorrido ninguém sabia ao certo o que era, um grande meteoros, um avião que estava se acidentando, uma invasão alienígena, ou seja, todas as hipóteses começaram a ser discutida e alarmadas.
Com o passar do tempo, as imagens começaram a pipocar nas redes sociais do mundo inteiro, e algumas pessoas, foram buscar na lista de reentradas de objetos na atmosfera da Terra e mataram a charada.
O que foi visto nos céus da Nova Zelândia foi na verdade a reentrada na atmosfera de um satélite russo, o Kosmos 2430, um satélite militar russo que foi lançado em 2007, como parte de um programa da chamada Força Espacial Russa. O satélite foi desenvolvido para identificar possíveis lançamentos de mísseis de países que entrassem em guerra contra a Rússia, usando para isso telescópios ópticos e sensores infravermelhos.
Atualmente existem muitos serviços que rastreiam detritos espaciais e é possível com poucas informações começar a procurar e descobrir o que é que se está observando. Foi isso que aconteceu na verdade, assim que os relatos começaram a surgir, os sites especializados em pouco tempo mostravam que o Kosmos 2430 estava previsto para reentrar na atmosfera mais ou menos na hora do jogo e que a reentrada aconteceria ali por perto, então, embora num primeiro momento possa ter causado um pequeno pânico e receio, logo, logo a notícia foi dada, e a partida pôde seguir normalmente, ressaltando que , para os jogadores é como se nada tivesse acontecido.
Fontes:
[https://www.tvnz.co.nz/one-news/new-zealand/expert-claims-fireball-streaked-across-nz-skies-russian-military-satellite?variant=tb_v_1]
[https://sputniknews.com/viral/201901061071253423-meteor-satellite-sky-fireball/]
[https://sattrackcam.blogspot.com/2019/01/fireball-seen-over-new-zealand-during.html]
Artigo original:
spacetoday.com.br