ASSINE JÁ O SPACE TODAY PLUS E TENHA ACESSO A CENTENAS DE CONTEÚDOS INÉDITOS E EM PORTUGUÊS SOBRE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA POR APENAS R$29,90 POR MÊS!!!
OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779
Amostras do asteroide Ryugu contêm uracil, um dos quatro blocos de construção do RNA, bem como niacina e outros compostos importantes para os organismos vivos. Isso dá credibilidade à ideia de que os ingredientes para a vida foram trazidos para a Terra por rochas espaciais.
A espaçonave Hayabusa 2 do Japão retornou 5,4 gramas de poeira de asteroide de Ryugu no final de 2020, e vários laboratórios obtiveram pequenas porções da poeira para examinar. Yasuhiro Oba, da Universidade de Hokkaido, no Japão, e seus colegas mergulharam suas amostras primeiro em água quente por 20 horas, depois em ácido clorídrico e, em seguida, procuraram nucleobases nos extratos semelhantes a chá. Eles fizeram um procedimento semelhante para procurar moléculas orgânicas.
Embora os pesquisadores tenham começado com amostras pesando menos de 20 miligramas, e apenas 20 a 30 por cento dos extratos tenham sido usados para este estudo, eles conseguiram encontrar uracil e moléculas orgânicas complexas. Esta não é a primeira vez que tais compostos foram encontrados em rochas extraterrestres , mas as outras descobertas foram em meteoritos que passaram algum tempo desprotegidos na superfície da Terra, enquanto as amostras de Ryugu eram imaculadas, direto da superfície do asteroide.
“Em estudos anteriores, não podíamos descartar completamente a possibilidade de que as nucleobases detectadas fossem contaminantes terrestres”, diz Oba. “Desta vez, sob cuidadoso controle de contaminação, as amostras de Ryugu estão livres de contaminação terrestre, então esta é uma forte evidência de que o uracil está realmente presente em materiais extraterrestres.”
Se o uracilo estiver presente, isso sugere que outros compostos essenciais para a vida também podem existir em Ryugu, mas não conseguimos vê-los devido ao pequeno tamanho das amostras. Felizmente, a espaçonave OSIRIS-REx da NASA está voltando de outro asteroide chamado Bennu com mais de 400 gramas de poeira de asteroide e deve chegar em setembro de 2023.
“Esperamos fortemente que, além do uracil, outras nucleobases e outras moléculas interessantes sejam detectadas nas amostras de Bennu, uma vez que uma abundância muito maior estaria disponível para análises de laboratório”, diz Oba.
Asteróides como Ryugu e Bennu foram partes cruciais da formação de planetas em nosso sistema solar, então, se esses compostos estão presentes lá, eles quase certamente também estavam presentes na Terra primitiva. Esses ingredientes-chave para a vida podem ter sido entregues à Terra em asteróides semelhantes, então estudar as amostras pode nos ajudar a descobrir que tipo de química prebiótica poderia ter ocorrido na juventude do nosso planeta.
FONTE:
https://www.nature.com/articles/s41467-023-36904-3
#LIFE #ASTEROIDS #UNIVERSE
O post BLOCOS FUNDAMENTAIS DA VIDA ENOCNTRADOS NAS AMOSTRAS DO ASTEROIDE RYUGU apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br