Quantas vezes você tirou uma selfie e postou nas suas redes sociais? O chamado Mercury Transfer Module da sonda BepiColombo, atualmente em rota em direção a Mercúrio, é equipado com 3 câmeras de selfie, e na manhã do dia 17 de Junho de 2019, capturou uma série de imagens.
As imagens foram feitas entre a 1:13 e a 1:51 do dia 17 de Junho de 2019, no horário de Brasília e enviadas para a Terra, às 4:20.
As câmeras de monitoramento fazem imagens em preto e branco com uma resolução de 1024 x 1024 pixels. As câmeras são apontadas em 3 diferentes direções, capturando um dos painéis solares do módulo de transferência de 15 metros de comprimento (esquerda), e no meio, e as antenas de alto ganho, do Mercury Planetary Orbiter, na direita. A terceira parte da missão BepiColombo, o Mercury Magnetospheric Orbiter, não pode ser visto nessas imagens.
Após o lançamento em Outubro de 2018, as câmeras de monitoramente foram usados para observar a abertura dos elementos estruturais, e desde então são usadas para registrar as mudanças, por exemplo, se comandos são enviados para rotacionar os painéis solares ou para mudar o apontamento da antena de alto ganho, que está orientada em direção a Terra, as câmeras registram se os comandos foram executados da maneira correta.
A MCAM-3 é usada com mais frequência para monitorar a rotação da antena de alto ganho. Em Dezembro de 2018, a MCAM-1 foi usada para registrar uma sequência de rotação dos painéis solares da sonda. Visto que a MCAM-1 e 2 não tinham sido usadas por alguns meses, as imagens apresentadas aqui foram feitas para verificar se elas estão funcionando e se seus resultados podem rapidamente serem compartilhados nos canais da ESA.
Enquanto a Mercury Planetary Orbiter é equipada com uma câmera científica de alta resolução, essa só pode ser operada depois da separação do Mercury Transfer Module, quando a missão chegar em Mercúrio no final de 2025. Isso acontece porque como alguns dos 11 instrumentos que ela está levando, a câmera está localizada no lado da sonda que está fixo ao módulo de transferência durante o seu cruzeiro pelo Sistema Solar.
Nesse site você pode checar a orientação da sonda, incluindo uma visão simulada de cada uma das câmeras de monitoramento:
https://bepicolombo.esac.esa.int/itl-viewer/bcattitude/
A missão BepiColombo foi lançada do Espaçoporto europeu de Kourou a bordo de um foguete Ariane 5, no dia 19 de Outubro de 2018. A missão é uma parceria entre a ESA e a JAXA. Essa é a primeira missão europeia para Mercúrio, o menor e menos explorado planeta do nosso Sistema Solar, e a primeira missão a levar duas sondas, a Mercury Planetary Orbiter da ESA e a Mercury Magnetospheric Orbiter da JAXA. As sondas farão medidas complementares do planeta e do ambiente dinâmico ao seu redor ao mesmo tempo.
Fonte:
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2019/06/Monitoring_camera_checkout
Artigo original:
spacetoday.com.br