Características atmosféricas impressionantes do hemisfério norte de Júpiter foram capturadas nessa série de imagens que tiveram suas cores realçadas feitas pela sonda Juno da NASA.
Uma feição oval anticiclônica, chamada de N%-AWO, pode ser vista na parte central esquerda da primeira imagem, e aparece ligeiramente mais ao alto na segunda e na terceira imagem. Uma tempestade conhecida como Pequena Mancha Vermelha pode ser visível perto da parte inferior da segunda e da terceira imagem. A faixa laranja-avermelhada que é aparece destacada na quarta e na quinta imagem é o chamado Cinturão Temperado do Norte Norte.
Da esquerda para a direita, essa sequência de imagens foi feita entre, 01:54 e 2:11 do dia 16 de Julho de 2018 (hora de Brasília), à medida que a Juno realizava sua décima quarta passagem próxima de Júpiter. No momento das imagens, a altura da sonda com relação ao topo das nuvens do planeta variou de 25300 até 6200 quilômetros, acima das latitudes aproximada de 69 até 36 graus.
Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram essas imagens usando os dados do imageador da Juno, chamado de JunoCam.
As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para serem processadas por qualquer um, em:
www.missionjuno.swri.edu/
Mais informações sobre a missão da Juno, podem ser acessadas em:
E
O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa administra a missão Juno para o investigador principal, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. Juno faz parte do programa Novas Fronteiras da NASA, que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, para o Diretório de Missões Científicas da NASA. A Lockheed Martin Space Systems, Denver, construiu a espaçonave. Caltech em Pasadena, Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br