Essa série de imagens captura os padrões de nuvens observados perto do polo sul de Júpiter.
A sonda Juno fez essa sequência de imagens durante o seu décimo primeiro sobrevoo pelo gigante gasoso, que aconteceu no dia 7 de Fevereiro de 2018, entre as 13:21 e às 14:01, hora de Brasília. No momento das imagens, a sonda estava entre 137264 e 200937 quilômetros de distância do topo das nuvens de Júpiter, sendo que as imagens foram centradas nas latitudes 84.1 e 75.5 graus sul.
Numa primeira olhada, a série pode parecer a mesma imagem sendo repetida. Mas se você olhar com atenção poderá ver pequenas mudanças, que são mais fáceis de serem percebidas se forem comparadas as imagens da extrema esquerda com a da extrema direita.
Diretamente, as imagens mostram Júpiter, lógico. Mas, através das pequenas variações, elas indiretamente registram o movimento da própria sonda Juno.
O cientista cidadão Gerald Eichstädt, processou essa imagem usando os dados da JunoCam.
As imagens brutas da JunoCam, estão disponíveis para qualquer pessoa fazer download e processar da maneira que desejar, basta acessar:
www.missionjuno.swri.edu/junocam
Mais informações sobre a missão Juno podem ser encontradas nos sites:
http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, gerencia a missão da sonda Juno para o seu principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A Juno é parte do programa New Frontiers da NASA, que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, no Colorado, construiu a sonda. A Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA21979
Artigo original:
spacetoday.com.br