A imagem acima mostra o satélite natural Almateia de Júpiter gerando uma sombra no gigante gasoso. A imagem foi feita pela sonda Juno da NASA. A forma alongada da sombra é um resultado tanto da localização do satélite com relação a Júpiter nessa imagem como da sua própria forma irregular.
A imagem foi feita no dia 1 de Setembro de 2017, às 18:46 hora de Brasília, quando a Juno realizava seu oitavo sobrevoo por Júpiter. No momento em que a imagem foi feita, a sonda estava a 3858 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter na latitude de 17.6 graus.
Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran processaram essa imagem usando os dados obtidos pela JunoCam. A imagem foi rotacionada de modo que o topo da imagem está na verdade nas regiões equatoriais do planeta enquanto que a parte inferior da imagem é a região polar norte de Júpiter.
As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis em:
www.missionjuno.swri.edu/junocam para que o público possa acessar e processar as imagens.
Mais informações sobre a Juno podem ser encontradas online em:
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA gerencia a missão da sonda Juno para o seu principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute, em San Antonio. A Juno é parte do Programa New Frontiers da NASA, que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, no Colorado construiu a sonda. O Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.
Fonte:
https://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA21969
Artigo original:
spacetoday.com.br