Base em Marte? Estruturas Artificiais Encontradas no Google Mars!

Na última segunda-feira (26), recebemos inúmeros emails e mensagens nos pedindo para comentar sobre supostas estruturas artificiais, que teriam sido encontradas no planeta Marte. Alguns sites e canais no YouTube de entusiastas de OVNIs ou daqueles que costumam propagar notícias, no mínimo questionáveis, começaram a fazer um grande alarde sobre essa história que, a princípio, caso fosse verdadeira, seria completamente fantástica. Quando acessamos o “Google Mars”, que nada mais é do que um serviço semelhante ao “Google Earth”, mudando apenas o fato das fotos serem da superfície de Marte, conseguimos perceber diversas estruturas semelhantes a edificações, painéis solares, antena de comunicação, entre outras estruturas claramente artificiais. O principal questionamento era se as estruturas eram extraterrestres ou então construídas pelo homem, ou seja, em ambos os casos, as agênciais espaciais estariam mentindo, de uma forma ou de outra, para nós.

Entretanto, toda essa história começou a ganhar força recentemente a partir de um certo canal do YouTube, que é bem conhecido por propagar vídeos que possuem um conteúdo totalmente distorcido, ou seja, normalmente mostram um vídeo, e dizem algo totalmente diferente da realidade, muitas vezes previamente conhecida, sobre o mesmo. Aliás, esse mesmo canal tinha sido um dos principais responsáveis por propagar aquele boato sobre uma suposta invasão extraterrestre em setembro desse ano, em que a Rússia e os Estados Unidos já estariam se preparando para um eventual confronto, e que não passava de uma completa mentira.

Por outro lado, ao pesquisarmos rapidamente sobre essas tais estruturas, encontramos uma notícia publicada pelo “Google Cloud Platform Blog”, um blog pertencente ao Google, no dia 31 de março desse ano, anunciando uma expansão dos serviços para Marte, para atender as necessidades e a soberania dos dados dos seus clientes terrestres, buscando assim a futura infraestrutura de nuvem necessária para a exploração e a colonização definitiva do planeta vermelho. O primeiro centro de dados interplanetário, carinhosamente apelidado de “Ziggy Stardust”, seria inaugurado em 2018. Os usuários poderiam armazenar seus dados tanto na Terra quanto em Marte, o que significava que, mesmo que houvesse o impacto de um asteroide, tal como aquele que dizimou os dinossauros, os dados ainda estariam em segurança. Aliás, dados científicos, históricos e artísticos, em domínio público, seriam igualmente armazenados para que a próxima catástrofe global não enviasse a humanidade de volta à Idade Média!

Agora, será que tudo isso é verdade? Será que temos tecnologia suficiente para criar uma base desse tamanho e complexidade em Marte? Na verdade… Ainda não foi dessa vez, AssombradOs! Isso foi uma pegadinha de 1º de abril promovida pelo Google, que praticamente passou desapercebida, e acabou sendo explorada de forma completamente distorcida! O Google é conhecido por sempre fazer uma pegadinha diferente todo o ano, e dessa vez foram bem longe nessa história! Porém, é bem provável que um dia tenhamos algo assim em Marte!

Redator Marco Faustino

Fontes:

Canal Assombrado
https://www.youtube.com/user/AssombradoBlog

https://goo.gl/YqxAZb