A Audi anunciou que os veículos A4 e o Q7 são os primeiros no mercado a receberem a tecnologia Traffic Light Information (TFI), que conecta carros com semáforos. Este também é, segundo a empresa, o primeiro serviço de comunicação entre um veículo comercial e infraestrutura viária do mundo, além de um grande avanço para o segmento de carros conectados e autônomos.
Anunciada há dois anos, a tecnologia utiliza uma central de dados para passar informações ao motorista sobre o tráfego, em tempo real, que aparecem no veículo como um temporizador de contagem regressiva. Ou seja, o motorista consegue saber quanto tempo vai demorar para chegar a luz verde e se é possível passar o sinal sem quebrar os limites de velocidade antes do semáforo fechar.
O carro conecta-se com os semáforos através de rede 4G/LTE. O objetivo da tecnologia é melhorar o fluxo de trânsito, já que o motorista saberá exatamente quando o sinal vai abrir, economizar tempo e diminuir emissões de poluentes.
Como a Audi aponta, os freios e aceleração consomem bastante energia e, com a TFI, o motorista saberá exatamente quando parar e acelerar o veículo. “Em nossos testes, o número de carros que deveriam frear até parar caiu em torno de 20%. Isso economiza tempo para o motorista, além de uma economia de combustível de cerca de 15% registrada no projeto-piloto”.
A tecnologia por enquanto funciona apenas em algumas regiões da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Em um futuro próximo, o recurso deve ser implantado também em países da Europa, o que dependerá da evolução da infraestrutura e recepção de dados das vias de cada local.
Fonte: Adrenaline