ASTRÔNOMOS PROVAM QUE ESTRELAS TAMBÉM REFLETEM LUZ | SPACE TODAY TV EP.1775

r2d2-star-wars

Link para comprar o novo kit da Space Today Store:

https://mailchi.mp/d402bc9a0310/sptd

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

href=”https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join” target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Uma coisa que logo aprendemos na astronomia é que existem objetos que emitem luz como as estrelas e existem os planetas, satélites, e outros objetos que refletem a luz das estrelas.

Mas será que as estrelas também refletem luz, além de somente emitir luz?

Essa questão sempre esteve na mente dos astrônomos, até que recentemente um grupo de pesquisadores resolveu investigar essa questão.

De cara, já podemos imaginar, que as estrelas em sistemas binárias seriam os melhores candidatos a serem observados para tentar mostrar se uma estrela reflete ou não luz.

Para quem não sabe, no universo, existem estrelas que pertencem a sistemas múltiplos, com duas ou mais estrelas, e esses sistemas são muito importantes para que possamos calcular várias propriedades das estrelas.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores resolveu observar a estrela Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem.

Essa estrela é na verdade um sistema binário, constituído por duas estrelas quentes que orbitam uma em relação a outro num período de somente 4 dias.

Ao observar as estrelas com um instrumento chamado de polarímetro, que mede o que chamamos de polarização da luz, eles conseguiram encontrar a resposta para a pergunta.

Eles usaram alguns telescópios, mas o principal, foi um telescópio não muito grande, com 35 cm de diâmetro. O segredo está no polarímetro.

Quando se faz um modelo de emissão de luz de uma estrela, se sabe que a luz emitida pela estrela não é polarizada, ou seja, ela vibra em mais de um plano, porém quando a luz de uma estrela reflete em outra, essa reflexão polariza a luz fazendo com que ela vibre em um plano único.

No modelo é possível calcular o grau de polarização, e quando os pesquisadores aplicaram isso nas observações da estrela Spica, eles descobriram os mesmos resultados.

Óbvio que as estrelas não refletem uma grande quantidade de luz, o Sol, por exemplo, reflete menos de 0.1% da luz, em estrelas mais quentes como é o caso das estrelas que constituem Spica essa porcentagem é um pouco maior, porém baixa ainda.

Embora o grau de polarização não seja grande, isso não tem problema, a importância dessa descoberta é que agora, os astrônomos sabendo disso poderão medir propriedades de estrelas que que eles não podiam medir antes.

Além disso, essa técnica pode ser usada para detectar sistemas binários de estrelas que não podem ser detectados por outros métodos.

E também com essa técnica é possível medir a massa das estrelas, uma propriedade muito importante, porém muito difícil de ser medida.

Os pesquisadores estão testando a técnica de medida da polarização em outros sistemas binários, para deixar a metodologia robusta e acreditam que essa técnica pode abrir novas oportunidades para o estudo das estrelas binárias.

Então já sabe, se alguém te perguntar se uma estrela reflete luz, a resposta é sim.

#Estrelas

Fonte:

https://phys.org/news/2019-04-scientists-binary-stars.html

https://www.slideshare.net/sacani/polarized-reflected-light-from-the-spica-binary-system

Artigo original:
spacetoday.com.br