Astrônomos Descobrem Uma Super-Terra Localizada A Apenas 36 Anos-Luz De Distância da Terra

Mestre Jedi Astrônomos Descobrem Uma Super-Terra Localizada A Apenas 36 Anos-Luz De Distância da Terra

Os astrônomos descobriram um exoplaneta classificado como super-Terra, orbitando a estrela GJ 740, uma estrela do tipo anã vermelha localizada a cerca de 36 anos-luz de distância da Terra.

Uma super-Terra, soa como sendo um lugar interessante, certo? Maior do que o nosso planeta, mas parecido com a Terra, é isso o que a maior parte das pessoas pensam, mas não é bem assim.

Super-Terra é um termo criado para classificar um tipo de planeta que não existe no nosso Sistema Solar. E isso, por si só é intrigante, pois nós encontramos super-Terras em muitos sistemas planetários, mas não no nosso.

Uma super-Terra é um planeta que é no mínimo 2 vezes mais massivo que a Terra, e que pode ter até 10 vezes mais a massa do nosso planeta. As super-Terras são mais leves que os gigantes congelados do nosso Sistema Solar, Netuno e Urano. Eles podem ser feitos de gás e/ou rocha.

Uma estrela do tipo anã vermelha é o tipo de estrela mais comum na nossa região da Via Láctea, as anãs vermelhas são estrelas mais frias, menores e menos massivas que o nosso Sol. Oficialmente elas possuem uma temperatura efetiva entre 2400 e 3700 K, são bem mais frias que o Sol, e tem entre 0.08 e 0.45 da massa do Sol.

A GJ 740, que está localizada a cerca de 36 anos-luz de distância da Terra, no céu fica na direção da constelação de Serpens.

Mestre Jedi Astrônomos Descobrem Uma Super-Terra Localizada A Apenas 36 Anos-Luz De Distância da Terra

Ao redor dessa estrela, os astrônomos descobriram um exoplaneta, chamado de GJ 740b. Esse exoplaneta tem 2.96 vezes a massa da Terra, provavelmente é um planeta rochoso, ele leva 2.4 dias para completar uma órbita ao redor da estrela. O planeta está localizado a cerca de 0.029 UA da estrela, ou seja, uma pequena fração da distância entre a Terra e o Sol.

Esse é o planeta com o segundo menor período orbital já descoberto ao redor desse tipo de estrela. A massa e o período sugerem um planeta rochoso, com um raio equivalente a 1.4 vezes o raio da Terra.

Esse exoplaneta pode se tornar um dos primeiros alvos para os gigantescos telescópios que vem por aí nos próximos anos. O Extremely Large Telescope, o ELT, que está programado para ter a sua primeira luz em 2025. O Thirty Meter Telescope, o TMT, que deve ter sua primeira luz em 2027. E o Giant Magellan Telescope, o GMT, com seus 24.5 metros de diâmetro que deve ter sua primeira luz em 2029.

Os dados obtidos até o momento indicam a presença de um segundo planeta com um período orbital de 9 anos. Esse segundo planeta parece ter a mesma massa de Saturno, cerca de 100 vezes a massa da Terra, mas a sua detecção ainda não foi confirmada.

Muitos exoplanetas, como sabemos, são descobertos pela técnica do trânsito, quando o planeta passa na frente da estrela, e a curva da luz da estrela tem uma pequena queda, mas esse tipo de técnica só permite a descoberta de planetas que estejam alinhados com a estrela e com a Terra. O GJ 740b não foi descoberto por essa técnica, os astrônomos usaram uma outra técnica, uma pequena variação no movimento da estrela causada pela atração gravitacional do planeta na sua órbita.

Fonte:

https://www.forbes.com/sites/jamiecartereurope/2021/05/01/explained-how-a-wobble-revealed-a-new-world-just-36-light-years-from-us/?sh=32a786b03f8d

O post Astrônomos Descobrem Uma Super-Terra Localizada A Apenas 36 Anos-Luz De Distância da Terra apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br