Pesquisadores do Centro de Ciências Espaciais da NYU Abu Dhabi (NYUAD) descobriram um novo conjunto de ondas no Sol que, inesperadamente, parecem viajar muito mais rápido do que o previsto pela teoria.
No estudo, com o nome, Descoberta de ondas de vorticidade retrógradas de alta frequência no Sol , publicado na revista Nature Astronomy , os pesquisadores – liderados pelo pesquisador associado Chris S. Hanson – detalharam como analisaram 25 anos de dados espaciais e terrestres. As ondas retrógradas de alta frequência (HFR) – que se movem na direção oposta da rotação do Sol – aparecem como um padrão de vórtices (movimentos giratórios) na superfície do Sol e se movem a três vezes a velocidade estabelecida pela teoria atual.
O interior do Sol e das estrelas não pode ser fotografado pela astronomia convencional (por exemplo, óptica, raios-x, etc.), e os cientistas confiam na interpretação das assinaturas de superfície de uma variedade de ondas para obter imagens do interior. Essas novas ondas HFR ainda podem ser uma peça importante do quebra-cabeça em nossa compreensão das estrelas.
Interações complexas entre outras ondas bem conhecidas e magnetismo, gravidade ou convecção podem conduzir as ondas HFR a esta velocidade. “Se as ondas HFR pudessem ser atribuídas a qualquer um desses três processos, a descoberta teria respondido a algumas perguntas em aberto que ainda temos sobre o Sol”, disse Hanson. “No entanto, essas novas ondas não parecem ser o resultado desses processos, e isso é empolgante porque leva a um novo conjunto de perguntas.”
Esta pesquisa foi realizada dentro do Centro de Ciências Espaciais da NYUAD em colaboração com o Tata Institute of Fundamental Research (TIFR) e a Universidade de Nova York, usando os recursos computacionais da NYUAD e TIFR. Ao estudar a dinâmica interior do Sol – através do uso de ondas – os cientistas podem apreciar melhor o impacto potencial do Sol na Terra e em outros planetas do nosso sistema solar.
“A própria existência dos modos HFR e sua origem é um verdadeiro mistério e pode aludir à física emocionante em jogo”, disse Shravan Hanasoge, coautor do artigo. “Ele tem o potencial de lançar uma visão sobre o interior do Sol, de outra forma não observável”.
Fonte:
https://www.eurekalert.org/news-releases/947323
O post Astrônomos Descobrem Um Novo Tipo De Onda No Sol apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br