Uma equipe de pesquisadores da China descobriu 591 estrelas de alta velocidade nos dados obtidos pelo Large Sky Area Multi-Object Fiber Spectroscopic Telescope, ou LAMOST e pelo satélite Gaia da Agência Espacial Europeia.
Estrelas de alta velocidade são aquelas que se movem entre 65 km/s e 100 km/s com relação à velocidade média das outras estrelas, e podem em algum momento escapar da nossa galáxia. Das estrelas recém-descobertas, 43 delas podem escapar da força gravitacional da Via Láctea no futuro e saírem vagando pelo espaço intergaláctico.
Um total de mais de 550 estrelas de alta velocidade já foram encontradas desde a primeira descoberta em 2005. A nova descoberta dobrou o número de estrelas conhecidas.
As estrelas de alta velocidade podem fornecer ideias sobre um grande número de tópicos dentro da ciência galáctica, desde informações sobre o buraco negro central da Via Láctea até informações importantes sobre o halo galáctico.
Os pesquisadores analisaram as propriedades químicas e cinéticas de 591 estrelas de alta velocidade e descobriram que elas são estrelas localizadas dentro do halo. A metalicidade das estrelas indica que o halo estelar se formou como consequência da acreção e da ruptura de maré das galáxias anãs.
Fonte:
[https://news.cgtn.com/news/2020-12-28/Chinese-astronomers-discover-591-high-velocity-stars-WAefTZhM0o/index.html]
Artigo original:
spacetoday.com.br