—————————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
—————————————————————————–
Em 2017, os pesquisadores descobriram um exoplaneta localizado a apenas 11 anos-luz da Terra, seu nome Ross-128b, ele orbita a estrela Ross 128
Essa estrela é uma estrela do tipo anã vermelha, que é muito mais fria e menor que o Sol.
Já sabemos de vários exoplanetas descobertos ao redor desse tipo de estrela, como o Proxima-b e o TRAPPIST-1.
Para descobrir mais sobre o Ross-128b um grupo de astrônomos, liderado por um brasileiro, o astrônomo Diogo Souto do Observatório Nacional, usou o instrumento APOGEE acoplado ao Sloan digital Sky Survey para medir de forma detalhada a luz infravermelha da estrela.
Com isso eles conseguiram identificar na estrela abundâncias de carbono, oxigênio, magnésio, alumínio, potássio, cálcio, titânio e ferro.
Com essas detecções a equipe determinou que os níveis de ferro na Ross 128 são semelhantes ao do Sol, e a razão de ferro para magnésio na estrela indica que o núcleo do seu planeta deva ser maior que o da Terra.
Eles conseguiram estimar propriedades importantes do planeta como o seu raio, indicando que o Ross 128b deve ser um planeta rochoso.
Com o raio do planeta, e com a temperatura da estrela foi possível medir quanto da luz da estrela deve ser refletida na superfície do Ross 128b, revelando assim que o segundo exoplaneta mais próximo da Terra provavelmente possui um clima temperado.
Esse trabalho é impressionante, pois mostra o que conseguimos saber de um exoplaneta apenas analisando a luz da sua estrela.
Além disso mostra que o Ross 128b é um planeta provavelmente rochoso, com temperatura temperada e que pode ter água líquida na sua superfície.
Ele não é um gêmeo da Terra, e ainda temos muito que aprender sobre ele, principalmente sobre o fato dele ter ou não uma atividade geológica.
Mas todas essas descobertas já deixam os astrônomos muito animados, já que o Ross 128b é o segundo exoplaneta mais próximo da Terra.
E para finalizar, mais uma vez, um brasileiro em um trabalho de ponta na astronomia, dessa vez com exoplanetas. Parabéns ao Diogo Solto.
Fonte:
https://phys.org/news/2018-07-rocky-planet-neighbor-familiar-earth.html
Artigo:
https://arxiv.org/pdf/1805.11633.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br