No meio de toda a comemoração e todo o hype do pouso da Apollo 11 na Lua, duas sondas robóticas passaram por Marte no verão de 1969 (verão no hemisfério norte) e enviaram de lá fotos e uma grande quantidade de informações científicas.
Lançada em 25 de Fevereiro e em 27 de Março, respectivamente, as sondas Mariner 6 e Mariner 7 chegaram em Marte com apenas 5 dias de diferença, apesar de terem sido lançadas com 1 mês de diferença. Depois de voar por 156 dias desde a Terra a Mariner 6 passou a 3440 km de distância de Marte em 31 de Julho, aproximadamente o dobro da distância que a Mariner 4 passou em 1965. Os controladores perderam o contato com a Mariner 7 por sete horas apenas 5 dias antes do sobrevoo, mas em 2 de Agosto, depois de um rápido replanejamento, os controladores conseguiram restaurar todas as capacidades da sonda para poder começar o seu encontro com Marte.
Três dias depois, ela passou a 3400 km acima do hemisfério sul de Marte. Ambas as sondas voaram por trás do planeta e, através de um experimento de ocultação de rádio, foi possível medir a pressão da atmosfera marciana entre 6 e 7 mb, ou, menos de 10% da pressão atmosférica da Terra, no nível do mar. Depois de sobrevoar com sucesso o planeta Marte, as duas sondas, Mariner 6 e 7 entraram em órbita solar.
Crédito da Imagem: NASA
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/mariner-6-and-7-explore-the-red-planet
Artigo original:
spacetoday.com.br