Menos de um dia depois do rover Perseverance da missão Mars 2020 da NASA pousar com sucesso na superfície de Marte, os engenheiros e cientistas do Jet Propulsion Laboratory da agência no Sul da Califórnia, tiveram muito trabalho, esperando as próximas transmissões do Perseverance. À medida que os dados iam chegando, enviados por algumas sondas na órbita de Marte, a equipe do Perseverance respirava aliviada ao receber os relatórios indicando que o rover estava saudável e que tudo ocorreu como o planejado.
O que deixou todos ainda mais animados foi ver uma imagem de alta resolução feita durante a fase final de descida do rover na superfície marciana. Enquanto que o rover Curiosity enviou para a Terra um filme stop-motion da sua descida, as câmeras do Perseverance capturaram vídeo do touchdown do rover em Marte e essas novas imagens estão sendo enviadas de volta para a Terra e estão sendo processadas.
Diferente dos outros rovers, a maior parte das câmeras do Perseverance registram imagens coloridas. Depois de pousar as duas Hazard Cameras, ou Hazcams capturaram imagens da parte da frente e de trás do rover, mostrando uma das rodas no solo marciano.
Além disso, o Perseverance foi registrado nos céus marciano por outra sonda da NASA. O Mars Reconnaissance Orbiter, usou a sua câmera de alta resolução, a HiRISE e conseguiu registrar o Perseverance descendo sobre a Cratera Jeero, com o seu paraquedas aberto. Uma imagem parecida foi registrada pela HiRISE em 2012 durante o pouso do Curiosity em Marte.
Algumas cargas pirotécnicas devem ser disparadas no final da sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021, o que vai liberar o mastro do Perseverance, a cabeça do rover, de onde ela está fixada no deck. As Navigation Cameras, ou Navcams, que são usadas para dirigir o rover, dividem espaço no mastro com as câmeras científicas, a Mastcam-Z e a SuperCam. O mastro está programado para ser levantado no sábado, dia 20 de fevereiro de 2021, depois disso, as Navcams devem fazer imagens panorâmicas do deck do rover e do local ao redor de onde ele pousou.
Nos dias seguintes, os engenheiros irão trabalhar no sistema de dados do rover, atualizando o software e começando a testar vários instrumentos. Nas semanas seguintes, o Perseverance irá testar seu braço robótico e fazer a sua primeira locomoção leve e curta em solo marciano. Teremos que esperar ainda pelo menos uns 2 meses até que o Perseverance encontre o local ideal para poder liberar o seu helicóptero, o Ingenuity, e um pouco mais de tempo antes que ele comece realmente a andar pelo solo marciano, iniciando de fato a missão científica e a busca pelas primeiras amostras de rocha e sedimento marciano.
O objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é fazer pesquisas na área de astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana passada em Marte. O rover irá caracterizar a geologia de Marte e o seu clima antigo e será a primeira missão na história a coletar amostras do regolito marciano, o que irá ajudar a pavimentar a exploração marciana pelo ser humano.
Missões subsequentes da NASA e da ESA irão enviar sondas para Marte que irão coletar as amostras deixadas no solo marciano e enviar essas amostras de volta para a Terra, para que sejam analisadas de forma mais profunda.
O rover Perseverance, da missão Mars 2020 é parte da abordagem de exploração de Marte e da Lua feita pela NASA que inclui as missões Artemis para a Lua, que irão ajudar a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho.
O JPL, uma divisão do Caltech em Pasadena na Califórnia, gerencia a missão do rover Perseverance e do Ingenuity Mars Helicopter para a NASA.
Para mais informações sobre o Perseverance, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/
e
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/news/nasas-perseverance-rover-sends-sneak-peek-of-mars-landing
Artigo original:
spacetoday.com.br