Há 12 anos, o Catalina Sky Survey fez uma descoberta sensacional, descobriu o primeiro objeto geocêntrico natural, além da Lua, um pequeno asteroide, chamado de 2006RH120.
Esse asteroide tem poucos metros de diâmetro, essa descoberta disparou uma busca pelos chamados orbitadores temporariamente capturados, ou TCO em inglês.
Resumindo, mini-Luas.
Isso mesmo, pode ser que a Terra, tenha em determinados momentos, mais de um satélite natural, outras luas, além da nossa Lua.
Essas chamadas mini-Luas seriam asteroides que são capturados pela força gravitacional da Terra, passam um tempo na órbita do nosso planeta e depois se desgarram e continuam sua viagem.
O problema é detectar esses pequenos objetos, é muito difícil, primeiro, porque eles são muito pequenos, e em segundo lugar eles são muito rápidos, a junção desses dois parâmetros torna a sua detecção praticamente impossível.
Os astrônomos que publicaram recentemente esse estudo, esperam ansiosamente a inauguração de um dos grandes telescópios da próxima geração.
O LSST, terá a capacidade e a tecnologia de detectar esses objetos e isso anima muito os pesquisadores.
De acordo com os astrônomos, as mini-Luas seriam de suma importância para se entender definitivamente sobre os asteroides.
Orbitando a Terra mais perto, elas poderiam ser facilmente visitadas por sondas, ter amostras coletadas e trazidas de volta para a Terra, e com isso os astrônomos poderiam de uma vez por toda desvendar os mistérios sobre os asteroides.
Vou deixar na descrição um artigo, que na verdade é o estado da arte sobre as mini-Luas, se alguma se interessar pelo tema, vale a leitura.
Fontes:
https://www.space.com/41502-earth-has-minimoons-asteroid-science.html
Artigo:
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fspas.2018.00013/full
Artigo original:
spacetoday.com.br