No final do sexto episódio da série O Livro de Boba Fett, nós, fãs, tivemos a grata surpresa da aparição de Cad Bane no melhor estilo faroeste. Esta foi a primeira vez que o personagem fez uma aparição em live-action (anteriormente ele já havia aparecido na animação Clone Wars e Rebels e atualmente ele fez uma pequena participação em The Bad Batch).
Algumas pessoas logo notaram que seu visual está um pouco diferente do que vimos nas animações e alguns perfis em redes sociais fizeram montagens e artes reimaginando o personagem com a mesma aparência das séries animadas e cobrando que o personagem tivesse um tom de azul da pele diferente e o chapéu com aba maior.
Não é difícil imaginar o porquê da mudança do visual. Quando vimos Cad pela última vez nas animações foi no início do período do Império Galáctico, algum tempo depois da execução da Ordem 66. De lá até o momento em que ele aparece em Tattooine, de frente para Cobb Vanth, se passaram alguns anos e ele está um pouco mais velho.
Bane nasceu no ano de 62 Antes da Batalha de Yavin. Ou seja, durante Clone Wars ele já possuia algo em torno de 40 anos de idade. Agora, contanto os anos do período do Império Galático, podemos imaginar que Bane agora tem por volta dos 70 anos de idade. Para um humano isso já seria uma idade avançada, mas para a raça de Bane – Duros – pode ser que eles envelhecem mais lentamente e ele ainda tenha muitos anos de vida. Não vamos esquecer que a raça de Grogu e Yoda podem chegar a cerca de 900 anos!
Agora, falando do visual, essa não foi a primeira vez que vimos um ser da raça Duros em live-action. Eles estiveram presentes lá em 1977, em Uma Nova Esperança, na cena da cantina. E se notarmos, foi de lá que veio a inspiração de Dave Filoni e Jon Favreau. Da fonte primária, sem invenções! Sem contar que o Bane que conhecemos das animações segue um estilo cartunesco das animações inspirado nos traços de Genndy Tartakovsky. Acredito que ninguém imaginou Conde Dookan em um filme da mesma maneira que ele aparece em Clone Wars.
Sobre o chapéu do personagem estar bem menor, podemos pensar que se passaram alguns anos e que Bane possa ter trocado o adereço em algum momento ou então notar que toda aquela cena foi uma clara e nítida homenagem aos filmes de faroeste, gênero cinematográfico que inclusive serviu de inspiração para a saga. E o chapéu com a aba menor foi uma clara homenagem a Lee Van Cleef, ator norte-americano conhecido por seus mais de 300 filmes, como “Matar ou Morrer”, e que na década de 70 foi considerado como um dos 10 atores mais conhecidos na Europa e trabalhou ao lado de lendas como Sergio Leone e Clint Eastwood.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br