As edições especiais de Star Wars chegaram às telas dos cinemas há 25 anos. Na época, o advento das locadoras de vídeo e da TV a cabo tornou discutíveis os grandes relançamentos teatrais do passado. Mas quando Star Wars voltou aos cinemas para seu 20º aniversário, provou que a saga espacial seminal de George Lucas não era apenas melhor vista na tela grande, mas que após um longo período de hibernação da cultura pop, Star Wars estava de volta para sempre. E nunca mais nos deixaria.
Atualmente, as pessoas debatem os méritos das edições especiais de Star Wars com base quase exclusivamente em suas atualizações CGI. E há mérito em ambos os lados do argumento. Resumindo, alguns funcionam (a batalha da Estrela da Morte) e outros não (Han e Greedo). Mas isso é tudo um debate velho e cansado. O que estamos aqui para falar é como as edições especiais reposicionaram Star Wars de algo que já foi popular mais de uma década antes, para algo tão onipresente na cultura americana e mundial como McDonald’s e Mickey Mouse.
Os tempos sombrios
De 1977 a 1983, Star Wars dominou completamente a cultura popular. Mas por alguma razão, uma vez que O Retorno de Jedi encerrou sua exibição teatral, George Lucas não queria continuar muito no caminho de Star Wars. Nem estamos falando de filmes aqui. Não sabíamos que as prequelas viriam muito mais tarde. A Marvel Comics cancelou sua série de quadrinhos alguns anos depois, a pedido de Lucas. A Kenner Toys queria continuar a linha de bonecos de ação com brinquedos não baseados em filmes, mas Lucas disse não a quase tudo. Era sua intenção deixar os banthas adormecidos descansarem.
Fora os desenhos animados e filmes de TV de Ewoks e Droids em 1984/1985, não havia quase nada de novo em Star Wars por anos. E os brinquedos para essas séries não poderiam nem sonhar em competir com novos garotos do bloco como He-Man, Transformers e G.I. Joe. Para as crianças facilmente distraídas da época, Star Wars se tornou coisa do Natal passado muito rapidamente, mesmo que ainda permanecesse em nossos corações. De 1984 a 1991, fora do Star Tours nos parques temáticos da Disney, não havia quase nada de novo da galáxia de Lucas. Star Wars era agora uma série de filmes lembrada com carinho, que todos nós possuímos em VHS. Mas não era mais uma coisa viva, respirando. Star Trek, antes sempre na sombra de Star Wars, agora dominava a TV, os filmes e as prateleiras de brinquedos.
Uma Nova Esperança Emerge
Mas lentamente, a Lucasfilm testou as águas para o grande retorno da cultura pop de Star Wars. Em 1991, o romance original de Star Wars, Herdeiro do Império, foi lançado e foi um sucesso. A Dark Horse Comics descarregou uma nova série de quadrinhos de Star Wars, que também eram muito populares. E videogames e RPGs começaram a ser lançados também. Mas ainda assim, todas essas coisas atendiam principalmente aos fãs hardcore. Filmes populares como Clerks, de Kevin Smith, faziam referência a Guerra nas Estrelas e lembravam as pessoas que cresceram com o original o quanto ainda o amávamos. Mas as chances são de que seus pais e fãs casuais não sabiam que Star Wars estava “de volta”. Mas tudo isso mudaria em 1997.
George Lucas havia anunciado a Edição Especial de Uma Nova Esperança em 1995, mas poucos sabiam disso no mainstream. O momento em que a maioria das pessoas percebeu que Star Wars estava voltando aos cinemas foi quando foram assistir Star Trek: First Contact em novembro de 1996. O primeiro trailer das Edições Especiais passou na frente dele, e foi uma peça de marketing realmente genial. Instantaneamente nos lembrou que Star Wars foi uma experiência teatral diferente de qualquer outra. E assisti-lo em sua pequena TV em casa nunca poderia se aproximar do que era vê-lo nos cinemas em 1977. Se você era criança nessa idade, queria reviver a experiência. Se você não estava por perto, queria sentir como deve ter sido para aqueles de nós que estavam. Aquele trailer absolutamente fez seu trabalho.
O primeiro Despertar da Força
As pessoas iriam assistir a um filme que todo mundo possuía em VHS e estava na TV literalmente o tempo todo? Claro, a Disney relançou seus clássicos animados nos cinemas. Mas, muitas vezes, esses filmes não estavam amplamente disponíveis para serem adquiridos. E nenhum deles era um fanático teatral. Mas em 31 de janeiro de 1997, descobrimos o quantoas pessoas realmente amavam este mundo. Star Wars: Special Edition arrecadou US$ 35 milhões de dólares naquele fim de semana. Essa foi a maior estreia de janeiro de todos os tempos. E superou o fim de semana de abertura de Star Trek: First Contact, um filme novo. Ajustado pela inflação, a bilheteria de todos os três filmes da Edição Especial estaria perto de US$ 500 milhões de dólares hoje. Novamente, para filmes todos já possuíam.
Na época, algumas pessoas reclamaram das mudanças. Quase ninguém ligava para um certo tiroteio na Cantina. Mas ficamos tão impressionados ao ver a trilogia novamente nos cinemas que deixamos passar. E com o retorno de Star Wars ao zeitgeist, veio todo o merch. A Taco Bell fez uma promoção especial para os filmes com brinquedos colecionáveis e, de repente, camisetas e pôsteres estavam por toda parte novamente. Figuras de ação agora estavam voando das prateleiras novamente (mesmo que parecessem estranhas e muito musculosas). Para uma criança que cresceu no auge da mania de Star Wars no início dos anos 80, de repente parecia um flashback induzido por especiarias. Tudo parecia bom demais para ser verdade, e certamente provaria ser apenas uma moda nostálgica. As pessoas esqueceriam de Star Wars novamente, certo? Bem, não tão rápido agora.
O poder do mito
A chegada e o enorme sucesso das edições especiais foi o começo do mundo de Lucas se tornando uma cultura pop perene. Depois de lembrar aos Gen-X o quanto eles amavam a saga e apresentar aos Millennials como era vê-los na tela grande, não havia como voltar atrás. Dois anos depois, as prequelas começaram a ser lançadas. Goste ou não, eles eram onipresentes na cultura. Mesmo que agora os filmes de Star Wars tivessem que lutar pelo domínio em um mundo de Senhor dos Anéis/Matrix, eles ainda eram enormes.
Quando as prequelas terminaram em 2005, tivemos as Guerras Clônicas por cinco temporadas, e depois uma tonelada métrica de videogames de alto perfil e mais produtos (e memes) com os quais sabíamos o que fazer. Os tempos relativamente calmos de 1984-1996 pareciam uma memória distante. E com a compra da Disney em 2012, sabíamos que Star Wars nunca mais iria embora silenciosamente. Isso certamente incomoda as pessoas que não sabem diferenciar um Jawa de um Gungan. Mas para aqueles de nós que amam a saga? Provou que o que George Lucas queria fazer com seus filmes funcionou. Ele não queria criar algo que falasse a apenas uma geração. Ele queria criar algo atemporal. Um mito moderno, como diria o ídolo de Lucas, Joseph Campbell. Em 1997, as Edições Especiais e seu grande sucesso provaram que seu plano funcionou.
Traduzido e adaptado do Nerdist.
Artigo original:
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