As Distâncias Gigantescas da Viagem Espacial

150 milhões de quilómetros. 1 UA ≈ km. Se compararmos as distâncias entre a Terra e os planetas e a Terra e as estrelas (para além do Sol) verificamos que estas são muito maiores… Os astrónomos usam outras unidades.

A grande dificuldade na viagem espacial costuma passar despercebida pela maioria das pessoas: o tamanho colossal do nosso universo. Vamos entender um pouco mais.

Os tamanhos e as distancias astronômicas são muito maiores do que conseguimos imaginar, mesmo quando falamos no nosso sistema solar, por exemplo:

O tempo total de viagem da Terra até Marte leva em torno de 150 a 300 dias, dependendo da velocidade do lançamento, o alinhamento da Terra e de Marte, e do comprimento da viagem da nave espacial necessário para atingir o seu objetivo. Terra e Marte atingem o seu ponto mais próximo, chamado de “oposição”, quando Marte fica a uma distância de aproximadamente 55 milhões quilômetros da Terra, e a nave espacial viaja a uma velocidade de 20,000 km/hora.

Em 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor constante e padrão para a UA, até então considerada como aproximadamente 150 milhões de km, aproximadamente igual à distância média entre a Terra e o Sol.

Difícil conceber tais velocidades e estas dimensões astronômicas, para melhor compreensão recomendo ver o video do canal Primata Falante!

Canal Primata Falante
https://www.youtube.com/user/mrprimatafalante