Conhecidos por aparecerem nas Prequels, Soldados Clones eram soldados altamente treindados, parte do Grande Exército da República Galáctica. São conhecidos por suas armaduras emblemáticas, muitas delas, personalizadas de acordo com a personalidade de seu soldado. Vamos conhecer mais sobre as armaduras?
Armaduras da Fase I
Introduzidas no Episódio II – Ataque dos Clones, a fase 1 da armadura clone foi usada por muito tempo pelos soldados da República Galáctica como armadura padrão. As armaduras não tinham muita distinção de patente em seus estágios iniciais.
Por isso, implementaram o sistema de patentes através de cores na armadura, sendo Amarelo = Comandante; Vermelho = Capitão; Azul = Tenente e Verde = Sargento. Contudo, com o passar das Guerras Clônicas, alguns clones pintavam suas armaduras da forma que queriam, personalizando-a de acordo com unidades específicas como, por exemplo, representando Batalhões.
Essa armadura era pesada, desconfortável e não muito aprovada entre os clones.
Já a Fase II foi uma armadura aprimorada, tendo sua resistência melhorada e lentes polarizadas. A Armadura Fase II foi introduzida em 21 ABY — o segundo ano de guerra —, sendo a base para a futura armadura Stormtrooper.
Foram implementados nessas armaduras novos filtradores de ar, sistema de oxigênio e botas magnéticas. Essas armaduras possibilitavam a pressurização, podendo lutar por mais tempo no vácuo.
Muitos clones personalizavam suas armaduras da forma que lhe agradavam, com pinturas das quais os caracterizavam/diferenciavam. Como por exemplo, Jesse, que em seu capacete era pintado o simbolo da República Galáctica, representando a sua honra e confiança no trabalho da República.