O lado luminoso da Força, também conhecido popularmente como Ashla, era o lado da Força ligado a emoções positivas.
Esse caminho é conectado com a felicidade, alegria, amor e benevolência, que alguns acreditam que essas emoções alimenta o lado da luz e fornece uma visão sobre seus usos éticos. Eram geralmente preocupados com as ideias de generosidade, bem, cura, e sabedoria, ao contrário de mal, maldade, e o julgamento precipitado. A fim de alcançar a harmonia com o lado luminoso da Força, seus praticantes muitas vezes meditam para limpar-se das emoções negativas, tais como agressão, raiva e ódio, pois essas podem levar o paladino para o lado sombrio da Força.
O maior grupo e mais famoso que utilizava o poder da luz foram os Cavaleiros Jedi. Alguns seres notáveis que utilizavam o lado da luz: Yoda, Obi-Wan, Luke, etc.
O lado luminoso era tratado como sendo tanto uma entidade semi-inteligente, a Força, com intenções definidas e uma essência senciente do bem, como um caminho que o ser por seu livre arbítrio escolheu. Segundo a interpretação autoconsciente, o lado luminoso influenciar ativamente os acontecimentos na medida em que alguns Jedi se consideravam meros “instrumentos” da Força. Embora isso implicasse uma falta de escolha sobre o destino de um indivíduo, os Jedi, como principais proponentes do lado luminoso, insistiram que eram, sim, “o ser definitivamente livre”. Isso eles explicavam como sendo devido a Força (pelo menos do lado luminoso) não obrigar ninguém a nada. Um destino pode ser aceito ou rejeitado. E todas as escolhas ao longo do caminho eram livres para se fazer.
A maioria dos seres que utilizaram o lado luminoso da Força conheceram suas habilidades calmantes. Os Jedi tentam manter a calma em todos os momentos, mesmo em situações que normalmente causam estresse intenso. Eles têm a capacidade de acalmar animais, pessoas e aumentar a moral usando apenas suas mentes. Quase todos os usuários do lado luminoso sentiram o tentador chamado do lado sombrio da Força, em algum momento ou outro, mas usaram as habilidades do lado luminoso para restaurar a sua tranquilidade normal.
Com a experiência, há uma série aparentemente infinita de coisas que um Jedi poderia conseguir através da utilização do lado da luz. Isto não só se aplica aos Jedi, é claro, mas na verdade, qualquer sensível à Força. Os paladinos usaram seus poderes para ganhar maior conhecimento, em contraste com os seus antigos inimigos, os Sith. Considerando que os Sith usariam seus poderes para tentar governar a galáxia, os Jedi poderiam usar seu poder para lutar em sua defesa e para guiar sua direção, embora estas diferenças nem sempre pareciam tão claras. Muitas pessoas estavam desconfiadas da grande influência da Ordem Jedi sobre os líderes da Velha República.
O lado luminoso da Força é geralmente mais difícil de se usar do que o lado sombrio, devido ao fato que os poderes da Força do lado sombrio são todos agressivos e facilmente alimentados por raiva ou ódio. Estes usuários do lado sombrio avançam mais rápido, mas não eram inerentemente mais poderosos do que os do lado da luz. Habilidades do lado luminoso da Força são praticamente todas defensivas e passivas na natureza. Embora existam habilidades lado da luz para aumentar as forças ou coragem, ou incapacitar um inimigo, nenhuma delas é realmente agressiva (com as notáveis exceções de Julgamento Elétrico, Corte da Força, e Combustão).
Desde que Ashla era também o nome da Força em si, antes de se referir apenas ao lado luminoso, isso poderia significar que o lado luminoso é também a natureza “normal” da Força. Mas há opiniões contrarias a esse respeito.
O texto possui elementos cânon e legends.
Fonte: WikiaStarWars