Parece que a Apple resolveu investir no ramo da sétima arte, mas de uma maneira bem, digamos… Apple. Segundo a Bloomberg, a companhia está colocando pressão nos estúdios de Hollywood para conseguir ter acesso a superproduções antes do grande público.
A notícia casa com o fato de que a 21st Century Fox, a Warner Bros. e a Universal estariam cogitando oferecer, em breve, suas grandes estreias para aluguel fora dos cinemas. E depois disso, a Bloomberg revelou que fontes ligadas ao assunto indicaram que alguns executivos pediram um espaço de umas duas semanas para estudar um possível acordo com a Maçã.
Independente de acordos, a Apple já estava investigando propostas semelhantes antes do rumor vir à tona. Uma grande preocupação que ronda a cabeça dos executivos dos estúdios é a velha pirataria. Enquanto a Apple usa DRM para evitar cópias, um usuário poderia simplesmente gravar tudo que passa na sua TV ou monitor para compartilhar os filmes online. Tudo bem, atividades como esta não representam novidade alguma, mas não deixam de ser um agravante que prejudicaria tanto a venda de bilhetes quanto a de Blu-rays e DVDs das próximas produções.
Os aluguéis de estreias podem, inclusive, custar caro. Com ou sem a Apple, os estúdios já cogitam preços entre US$ 25 a US$ 50 por título — muito mais do que um par de bilhetes para o cinema. Convertendo isso diretamente para a nossa moeda, daria em torno de 85 a 170 reais só para ter a vantagem de assistir, no conforto do lar, a um filme novinho em folha, que nem em todos os cinemas chegou ainda.
A Apple não tem feito muito para se destacar no mercado de vídeos online, é verdade. O máximo que a empresa fez para chegar perto disso foi disponibilizar alguns filmes no iTunes e estender a oferta para o iOS e a Apple TV. Trazer para estes serviços a vantagem de assistir a estreias de cinema pode fazer com que a empresa conquiste a confiança de muitos usuários, no entanto.
Via Apple Insider