A Apple é uma empresa com experiência nos tribunais, seja processando ou sendo processada por outras companhias. Desta vez, a empresa de Cupertino recorre à Justiça em ação movida contra a Swatch, empresa suíça que figura entre as mais tradicionais na fabricação de relógios em todo o mundo.
O motivo da contenda entre as duas companhias é básico: a Apple alega que a Swatch plagiou um antigo slogan seu. A empresa suíça lançou um relógio cujo mote é “Tick Different”, bem parecido com a campanha “Think Different” lançada pela companhia de Steve Jobs durante os anos 90.
Contudo, apesar da semelhança, a companhia europeia garante que tudo não passa de uma coincidência. De acordo com o presidente da empresa Nick Hayek, o slogan “Tick Different” é inspirado em um antigo mote da empresa, dos anos 80, que dizia “Always different, always new.”
A ação movida pela Apple corre na justiça suíça, onde a empresa é representada por uma firma de advocacia de Zurique. O processo vem dois anos depois de a Swatch ter conseguido registrar o slogan junto às autoridades dos Estados Unidos sem qualquer complicação — o registro final saiu em outubro de 2016.
Explicação
Além de garantir que o seu mote atual vêm de uma antiga frase utilizada pela companhia, a Swatch informa ainda que a ideia é diferenciar o seu produto — o slogan foi criado para um smartwatch — de um rival. Como ambos relógios inteligentes vêm equipados com o sistema de pagamentos via NFC da Visa, a expressão “Tick Different” pode ser traduzida livremente como “Marque (as horas) diferente”.
Pense diferente
Apesar das alegações da Swatch, é quase impossível ler a expressão “Tick Different” associada a um produto eletrônico sem associar tudo à Apple. A campanha “Think Different”, veiculada entre 1997 e 2002, é a mais marcante de toda a história da empresa.
Mesmo recebendo críticas iniciais de Jobs, os comerciais que foram à TV na época marcaram época ao mostrar grandes figuras da história em imagens em preto e branco e são lembrados até hoje.
Via Watson