O mistério acabou e os rumores eram reais. A Apple acabou de anunciar a renovação da sua linha de tablets com um novo iPad de 9,7 polegadas que chegará às lojas norte-americanas custando US$ 329.
Importante ressaltar que não se trata de um iPad Air 3, mas sim de um novo modelo cujas dimensões lembram muito o iPad Pro lançado no ano passado, com o mesmo tamanho de tela. Em questão de configurações, o novo iPad é bastante parecido com o iPad Air 2 e os principais diferenciais ficam por conta dos 2.048 x 1.536 pixels de resolução e o novo chip processador A9.
Fora isso, o resto é basicamente igual ao antecessor: as câmeras são as mesmas, com sensor de 8 megapixels na parte traseira e outro de 1,2 megapixel na parte da frente. O botão Home continua presente e com suporte ao Touch ID. A bateria também é a mesma, mas a Maçã promete uma autonomia de até 10 horas de uso. Diferente do iPad Pro, este novo modelo não conta com suporte à Apple Pencil, mostrando que o foco é mesmo o usuário doméstico.
Como é possível perceber, as mudanças foram muito poucas para levar alguém que já tem um iPad Air 2 a querer trocar de gadget. Para quem não tem um iPad, entretanto, há o atrativo do preço. Com etiqueta de US$ 329, o novo iPad é US$ 170 mais barato que seu antecessor no lançamento — algo justificável já que, virtualmente, estamos falando do mesmo dispositivo.
E já que estamos falando do iPad Air 2, o que aconteceu com ele? Bem, ele sumiu. É isso mesmo. Com a chegada deste novo modelo de iPad, a Apple decidiu que era hora de dar tchau a ele. Sendo assim, o lineup de tablets da Maçã agora conta com o iPad de 9,7 polegadas, dois modelos de iPad Pro (de 9,7 e 12,9 polegadas) e o iPad mini 4.
O novo iPad estará disponível para compra em mais de 20 países já a partir desta sexta-feira, dia 24, nas cores prata, dourada e preto espacial. O modelo básico, com 32 GB e conectividade Wi-Fi, terá etiqueta de US$ 329; já o modelo de 32 GB com Wi-Fi e 4G será vendido por US$ 459. Se o usuário quiser mais armazenamento interno, uma versão de 128 GB será comercializada por US$ 429 com suporte apenas a Wi-Fi, e por US$ 459 com suporte a Wi-Fi e rede de dados.
No Brasil, o novo iPad chega a partir de maio custando a partir de R$ 2.499 e já pode ser encontrado no site oficial da Apple. O modelo topo de linha, com 128 GB de armazenamento e conectividade Wi-Fi + 4G está saindo por R$ 3.699.
Fonte: Apple