Em março de 1969, a NASA se preparava para lançar a missão Apollo 11 para a Lua, mas antes, tudo precisava ser muito bem testado. E nessa sequência de testes, aconteceu a missão da Apollo 9. Foi a primeira vez que o módulo lunar foi para o espaço, e foi também a primeira vez que o módulo lunar foi pilotado na órbita baixa da Terra.
Na verdade, a Apollo 9 foi a primeira vez que a missão Apollo voou de forma completa, com os módulos de comando e serviço e com o módulo lunar.
O objetivo da missão foi qualificar o módulo lunar para operar na órbita da Lua, demonstrar que o seu sistema de propulsão e de pouso estavam funcionando perfeitamente, e demonstrar também que a sua tripulação poderia voar ali de forma independente, e fazer a aproximação e o acoplamento com o módulo de comando, depois de voltar da Lua.
A tripulação da Apollo 9 era composta pelo comandante James McDivitt, pelo piloto do módulo de comando David Scott e pelo piloto do módulo lunar, Russel Schweickart. Nomes não muito conhecidos da exploração espacial, mas cruciais para todo o sucesso do Programa Apollo.
Na imagem acima, McDivitt e Schweickart, estão dentro do módulo lunar, testando o equipamento na órbita da Terra, enquanto Scott permanece no módulo de comando e serviço. Durante a missão, Schweickart também realizou uma caminhada espacial para testar os trajes espaciais que seriam usados na Lua.
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/apollo-9-takes-the-lunar-module-for-a-test-drive
Artigo original:
spacetoday.com.br