De acordo com informações recentes, o aplicativo falso Album by Google Photos disponível na Microsoft Store é usado para exibição de anúncios no Windows 10.
Em sua página na loja do sistema operacional, o suposto aplicativo gratuito indica ter sido criado pelo Google – mas isso não é verdade.
Aplicativo falso Album by Google Photos na Microsoft Store:
O aplicativo falso é um PWA (progressive web app) que atua como um front-end para o serviço Google Photos, com um ad clicker incorporado.
Quando o usuário executa o aplicativo falso, este ad clicker se conectará repetidamente a hosts remotos e exibirá anúncios em segundo plano no computador do usuário para gerar receita para os “desenvolvedores” do aplicativo.
O ad clicker é composto por três arquivos localizados na pasta do aplicativo falso Album by Google Photos: Block Craft 3D.dll
, Block Craft 3D.exe
e Block Craft 3D.xr
. É possível vê-los na imagem abaixo:
Ao ser executado pela primeira vez, o aplicativo falso exibirá uma tela real de login do Google. Embora não exista indícios de credenciais de login roubadas por ele, é recomendável que os usuários não façam o login:
Quando executado, o aplicativo falso se conectará ao endereço http://11k.online/Ad/constants/9n0wkj6hpz86.json
e baixará um arquivo de configuração. Este arquivo de configuração inclui detalhes como frequência de exibição dos anúncios, URLs para as páginas e mais. O arquivo de configuração também indica que os anúncios podem ser exibidos diretamente no aplicativo:
Depois de ler o arquivo de configuração, ele se conectará a diversas URLs “AdBanner” para exibir os anúncios em segundo plano ao invés de exibi-los para o usuário.
Ainda não se sabe como um aplicativo destes conseguiu passar pelo processo de revisão da Microsoft, mas pelo menos ele já foi removido da loja.
O post Aplicativo falso Album by Google Photos disponível na Microsoft Store é usado para exibição de anúncios apareceu primeiro em BABOO.
Artigo original:
www.baboo.com.br