Essa bela imagem mostra um belo encontro entre o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO (SEST) e a Via Láctea, aparentemente quase se tocando. Esta fotografia foi tirada no Observatório de La Silla do ESO , localizado no deserto chileno do Atacama, a uma altitude de 2400 metros.
A luz e a escuridão moldam a Via Láctea enquanto ela se estende pelo céu noturno. As manchas escuras são nuvens de poeira bloqueando a luz por trás delas, vindas de milhões de estrelas na região central de nossa galáxia.
O SEST foi construído em nome do Conselho Sueco de Pesquisa em Ciências Naturais (NFR) e do ESO em 1987. É um radiotelescópio de 15 m e era o único grande telescópio submilimétrico no hemisfério sul na época da primeira luz. Em 2003, o telescópio foi desativado, pois foi substituído pelo telescópio Atacama Pathfinder EXperiment (APEX) e pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), mais ao norte do Chile. Ao longo dos anos, o SEST observou uma ampla gama de objetos astronômicos, desde cometas até berçários estelares e galáxias .
Crédito:
ESO/A. Ghizzi Panizza ( www.albertoghizzipanizza.com )
Fonte:
https://www.eso.org/public/images/potw2312a/
O post Antena do ESO Toca A Via Láctea apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br