Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga fixa por um bom tempo

anatel

Os brasileiros devem iniciar 2017 sem precisar se preocupar com a quantidade de dados que estão consumindo na internet banda larga fixa. Isto porque o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, garantiu em audiência pública no Senado, na última quarta-feira, dia 14, que a cautelar que impede as operadoras de cortarem a conexão dos usuários que ultrapassarem a franquia na banda larga fixa, continua em vigor.

Conforme o TeleSíntese, Quadros disse que não pensa em “tratar dessa questão tão cedo”, o que leva a crer que a proibição será mantida por um bom tempo. Com a decisão da Anatel, o plano da Vivo de passar a aplicar sanções aos consumidores que ultrapassarem as franquias previstas em contrato, a partir do dia 31 de dezembro de 2016, não poderá se concretizar.

Mestre Jedi Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga fixa por um bom tempo
Cautelar que proíbe sanções aos consumidores será mantida pela Anatel (Imagem: Reprodução/Internet)

Assim como a Vivo, outras operadoras se posicionaram a favor das franquias limitadas, como a Net e a Oi. Contudo, no caso da Net, a empresa garante que embora todos os contratos de banda larga fixa da companhia contemplem, além da velocidade de conexão, uma franquia mensal de consumo, apenas clientes que utilizam a conexão de forma muito distinta da maioria ultrapassam o volume de dados disponível mensalmente. Neste caso, a velocidade da internet é reduzida, sendo reestabelecida automaticamente no primeiro dia do mês seguinte. Não há corte da internet. A Oi também afirma que não pratica o corte da navegação na internet após o fim da franquia de seus clientes na banda larga fixa. Mas, no contrato está estabelecido que pode haver redução da velocidade de conexão.

Continue a leitura…