Anakin Solo foi um Cavaleiro Jedi da Nova Ordem Jedi. Ele era o filho caçula de Han Solo e Leia Organa, e o irmão mais novo de Jaina e Jacen Solo. Seu nome seria Han Solo Jr., mas sua mãe decidiu homenagear o avô da criança, Anakin Skywalker.
Ela queria redimir o nome de seu pai, e achou que isso a ajudaria a superar seu medo de Darth Vader ao ver em seu filho o que seu pai poderia ter sido.
Tentativas de Sequestro
Anakin nasceu em um período de grande instabilidade, assim como as outras crianças Skywalkers. A Nova República precisava lidar com as ressurgentes facções Imperiais sob o controle do renascido Darth Sidious. Em uma ocasião, o Imperador tocou Anakin enquanto ele ainda estava no útero. Em outra, ele tentou tomar o corpo do bebê, numa tentativa de manter seu espírito em uma forma mais poderosa. Entretanto, Han matou Sidious antes deste completar seu plano. Um Jedi, chamado Empatojayos Brand, se sacrificou para proteger Anakin da essência sombria de Palpatine.
Medo da história se repetir
Anakin costumava ter visões de si mesmo como um Jedi Sombrio. Isso o temia, assim como sua herança como neto de Anakin Skywalker, que se tornou Darth Vader. Por conta disso, o jovem Jedi perguntou se poderia ir à mesma Caverna do Lado Sombrio em Dagobah, a qual Luke havia visitado antes.
Anakin viajou para Dagobah. R2-D2 guiou ele e seus amigos até a caverna, encontrando diversas criaturas do pântano no caminho. Ao entrar na caverna, Anakin viu dois possíveis futuros – um do mal e outro do bem. Um de seus amigos depois explicou a Anakin que as suas escolhas decidem o que você vai se tornar.
Guerra Yuuzhan Vong
A Guerra Yuuzhan Vong, também conhecida como a Grande Guerra pelos Yuuzhan Vong, foi um conflito quase apocalíptico que assolou a Galáxia entre 25 DBY e 29 DBY. Ela começou quando os Yuuzhan, uma espécie extragaláctica, invadiu a galáxia. Após muitas décadas de preparações e observações, os Yuuzhan Vongs invadiram a galáxia e conquistaram rapidamente boa parte da Orla Exterior.
A morte de Chewbacca
No primeiro ano da guerra, durante uma viagem de Anakin com seu pai e tio Chewbacca, eles descobriram que uma lua estava em rota de colisão com o planeta Sernpidal. Essa era uma tática comum entre os Yuuzhan Vong. Ao evacuar os habitantes, Anakin foi levado por ventos fortes, o que fez Chewie correr para salvá-lo. Chewie conseguiu levar o jovem até a Falcon, mas ele próprio foi atingido por uma forte corrente de ar.
Anakin viu que o tempo deles estava acabando e foi forçado a deixar Chewie. Isso acabou danificando a relação com seu pai, que o culpava pela morte de Chewie.
A morte de Chewie fez Anakin começar a desenvolver táticas contra os Yuuzhan Vong. Ele redescobriu uma habilidade da Força perdida, a Meditação de Batalha e iniciou uma técnica chamada de Fusão da Força (que no cânone se chama Canção da Força) com seus irmãos. A técnica foi usada para coordenar os Jedi em batalha, principalmente em batalhas no espaço. Ele também desenvolveu um protótipo de droide caçador de Yuuzhan Vong, assim como um programa de computador que facilitaria missões para os Jedi.
A morte de Anakin Solo
Dois anos após o início da Guerra, os Yuuzhan Vong criaram uma nova criatura chamada Voxyn. Ela era excelente em caçar e matar Jedi. Anakin e seus amigos – incluindo Tahiri, Raynar, Lowbacca, Jacen, Jaina e Tenel Ka – receberam um relatório que uma amiga deles da Academia Jedi, Lusa, havia sido morta por um Voxyn. Durante uma reunião, Anakin se voluntariou para liderar uma missão de ataque para matar a rainha Voxyn. Seu pai foi contra a ideia, mas a missão foi aprovada e Anakin selecionou um pequeno grupo de Jedi.
A missão estava cada vez mais dando errado, a ponto de Anakin ficar para trás para lutar contra vários Yuuzhan Vong para dar à equipe a chance de completar a missão. Anakin não conseguiu retornar e os Vong estavam em maioria esmagadora. A luta foi intensa, e Anakin começou a despejar pura energia de seus dedos para desintegrar os guerreiros. Anakin acabou morrendo, e uma fonte de luz cercou os Yuuzhan Vong.
O resto da equipe foram ajudados por um alien chamado Vergere, que deu a Jacen o sabre de luz de Anakin, enquanto Jaina, Tahiri e outros voltaram para recuperar o corpo de Anakin. Jacen liderou o ataque à caverna da rainha Voxyn, e Jacen conseguiu matar a rainha.
A morte de Jacen forçou Jacen a ter um papel mais importante e empurrou sua irmã Jaina ao limite do lado sombrio. O seu funeral aconteceu em Hapes, com a presença da família e amigos.
Legado
Anos após sua morte, a Aliança Galáctica usou Anakin como símbolo de sua causa durante a Segunda Guerra Civil Galáctica. O ano de 40 DBY teve a criação da força policial secreta da Aliança, a Guarda da Aliança Galáctica, comandada por Jacen Solo. Ele homenageou seu irmão nomeando seu Star Destroyer Anakin Solo, apesar de objeções de sua família.
A morte de Anakin causou muitas mudanças em Jacen. Apesar dele ter caído para o Lado Sombrio para salvar a galáxia de futuras catástrofes, a morte de seu irmão foi um fator crucial em sua mudança de personalidade. A mudança o tornou muito racional, tendo um efeito psicológico que o tornou mais suscetível ao Lado Sombrio.
Fonte: Wookieepedia
Essa matéria é parte de uma série sobre os Skywalkers do Legends.
Confira as outras matérias:
O post Anakin Solo, o filho caçula de Han e Leia apareceu primeiro em Sociedade Jedi.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br