Você já teve problemas ao inserir um cartão SIM em um smartphone? Pois bem, ao longo da história diversos padrões para o slot SIM foram adotados, sendo alguns desses um tanto problemáticos para os usuários. Quem nunca teve um chip emperrado na entrada, com um corte incompatível ou obstruindo a saída do slot que atire a primeira pedra.
Porém, em alguns casos a situação fica um pouco mais complicada. Por puro descuido e falta de atenção, alguns modelos do Moto G5 Plus (a versão single-SIM especificamente) estão literalmente engulido os cartões SIM. Segundo relatos do site Android Police, usuários americanos estão confundindo o slot SIM com o slot do SD, fazendo com o que o pequeno cartão inserido na bandeja errada acabe preso no interior do smartphone.
Toda a confusão se dá por conta do manual trazer instruções tanto para o modelo single quanto para o dual SIM. Enquanto a versão de dois chips possui duas entradas (em cima para os dois nano SIM’s, em baixo para o SD), a versão de apenas um chip vem com uma entrada no topo, que comporta um chip de operadora e um micro SD. Isso tem feito com que alguns usuários menos atenciosos confundam as informações entre os modelos, tentando adicionar um segundo nano chip na parte superior reservada para a SD no modelo single.
Este erro parece estar acontecendo apenas em países onde estão sendo comercializadas apenas as versões single SIM do aparelho, que por acaso, não é vendida em nosso país. Vale lembrar que este é o primeiro modelo da série G a contar com este tipo de slot interno removível, devido a adoção da parte traseira fixa construída em metal.
Será que o erro foi da Motorola em apresentar informações demais ao manual usuário, ou do descuido do consumidor?