Ajunta Pall, o primeiro Lorde Sombrio dos Sith

c3po
c3po ao seu dispor

Na continuidade Legends, Ajunta Pall (que nome, não?) foi um ex-Mestre Jedi e líder dos Jedi Sombrios, os Exilados, da Ordem Jedi após a Escuridão de Cem anos. Após sua chegada em Korriban, ele se tornou o primeiro Lorde Sombrio dos Sith. Os Kissai, uma subespécie dos Sith de Korriban, acreditavam que ele era uma manifestação de Typhojem, um Deus Canhoto. Muitos anos depois de sua morte, o espírito de Ajunta Pall encontrou sua redenção pelas mãos do Cavaleiro Jedi Revan durante a Guerra Civil Jedi.

A vida

Ajunta Pall, o Jedi Caído

Ajunta Pall foi um membro da Ordem Jedi após a Primeira Grande Cisão. Após conseguir a posição de Mestre Jedi, ele começou a estudar sobre alquimia. Eventualmente através de seus estudos, Mestre Pall descobriu o segredo de criar e transformar vida. Com medo deste poder, a Ordem o classificou como um abominação da Força e tentou extinguir essa prática. O Alto Conselho Jedi proibiu os ensinamentos de Pall e seus seguidores, o chamando de um criado do lado sombrio da Força.

Com raiva da arrogância Jedi, Mestre Pall e seus seguidores declararam guerra contra a Ordem, começando um conflito secular – a Escuridão de Cem Anos. Ele obteve bastante poder, matando mais de uma dúzia de Jedi na batalha final. Entretanto, ele e seus camaradas Jedi Sombrios viram a derrota chegar. Seus ex-colegas da Ordem Jedi os capturaram, extinguindo as posições dos Jedi Sombrios e retirando suas armas antes de os exilar do território da República.

A chegada em Korriban

Os Exilados se tornaram os Novos Sith

Viajando de um planeta a outro em busca de um mundo habitável, os Exilados eventualmente descobriram Korriban. Chegando lá, a existência de uma espécie chamada de Sith e que era sensível à Força os surpreendeu. Embora relativamente primitivos comparados a eles, os Sith eram muito criativos no uso da Força. Os nativos inicialmente resistiram à tentativa dos Jedi Sombrios de conseguir seu conhecimento e de subjugá-los. Porém, eventualmente Ajunta Pall e seus seguidores conseguiram dominar os Sith e estes passaram a adorá-los.

Como o primeiro Lorde Sombrio dos Sith, Ajunta Pall formou o primeiro Império Sith e o expandiu para outros mundos. Os Sith conquistaram o planeta Ziost e o tornaram sua capital.

Eventualmente, Pall morreu após comandar o Império por muitas décadas, mas seu legado viveu. Seu corpo foi levado a Korriban, onde foi posto em uma grande tumba no que viria a ser chamado de Vale dos Lordes Sombrios.

Legado

Ajunta Pall em Knights of the Old Republic

Após sua morte, o espiríto de Ajunta Pall viveu em sua tumba, se prendendo ao mundo físico através de seu extensivo conhecimento de alquimia. Após séculos, ele eventualmente começou a questionar suas ações como Lorde Sith e a queda que cada Lorde viva nas mãos de cada um.

No jogo Knights of the Old Republic, o Cavaleiro Jedi Revan vai à tumba de Ajunta Pall para recuperar a espada do Lorde Sith para ganhar prestígio na Academia Sith. Revan fez isso de forma a poder acessar o mapa estelar contendo as coordenadas parciais da Forja Estelar. Ajunta apareceu como espírito para Revan e contou a ele suas ações como um SIth, com desapontamento e vergonha. Assim, Pall explicou como os próprios Sith batalhavam uns contra os outros e isto quase acabou com a Ordem, e ele sentia muito remorso. Revan removeu a espada do Lorde Sombrio e o convenceu a deixar o lado sombrio e retornar ao lado da luz.

Após Revan pegar a espada, Pall o aconselhou a não ficar com ela, dizendo que ela o matou. Após se livrar da dor e angústia, Pall retornou à Luz e se tornou um com a Força, finalmente encontrando paz.

E no cânone?

A Escuridão de Cem Anos foi canonizada

No cânone, ainda não há muito conteúdo a respeito da Velha República. A Escuridão de Cem Anos já foi canonizada, porém, o líder dos Jedi Sombrios não foi nomeado ainda.

De acordo com o livro de 2021 The Odyssey of Star Wars: An Epic Poem, de Jack Mitchell, Darth Sidious construiu uma estátua e a exibia ao lado da estátua de Darth Bane na Estrela da Morte II. Segundo o autor, porém, essas estátuas não devem ser consideradas “canônicas” ou “anti-canônicas”, uma vez que elas não aparecem em O Retorno de Jedi, e explicou que ele as mencionou para detalhar a história dos Sith caso a obra fosse um poema épico grego.

Adaptado da Wookieepedia


Essa matéria faz parte de uma série sobre os Lordes Sith do Universo LegendsLeia aqui matérias sobre os Sith do cânone.

O post Ajunta Pall, o primeiro Lorde Sombrio dos Sith apareceu primeiro em Sociedade Jedi.

Artigo original:
sociedadejedi.com.br