——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Um dos fenômenos mais energéticos do universo são as explosões de raios-gamma.
Até hoje, nós só descobrimos fontes de explosões de raios-gamma fora da nossa galáxia, o que de certo ponto de vista é um alívio, pois dependendo da potência, da distância e de como ela está apontada, poderia acabar com a vida na Terra.
Os astrônomos desejam muito saber como acontece o todo o processo que gera uma explosão de raios-gama, pois esses fenômenos muito energéticos do universo têm muito a nos ensinar.
Essas explosões são geradas basicamente quando estrelas de grande massa chegam ao fim de suas vidas.
Algumas estrelas muito massivas evoluem e se tornam o que se chama de estrelas Wolf-Rayet.
Essa fase dura muito pouco tempo e durante essa fase essas estrelas emitem poderosos ventos estelares e quando chegam ao fim de suas vidas essas estrelas explodem como supernovas, nessas explosões acontece então as explosões de raios-gama.
Para ajudar a formular toda essa teoria seria interessante observar essas estrelas e foi isso que o VLT do ESO conseguiu fazer.
Os astrônomos conseguiram observar um sistema triplo formado por estrelas do tipo Wolf-Rayet no quintal de casa, ou seja, na nossa galáxia.
O sistema se apresenta com um catavento de poeira possui um nome praticamente impronunciável, mas que os astrônomos apelidaram de Apep, uma divindade egípcia em forma de serpente que personificava o caos.
E o caos é o que explica o que se vê nas imagens.
Os ventos estelares das estrelas de grande massa deram origem às plumas que rodeiam o sistema estelar triplo, as estrelas girando a alta velocidade e emitindo seus ventos acabam deixando o sistema serpenteado por poeira.
Esse sistema se ajusta perfeitamente ao que os astrônomos esperam como progenitores de explosões de raios-gama, é o primeiro sistema desse tipo observado pelos astrônomos, e com as estrelas girando rapidamente, quer dizer que elas podem estar prestes a explodir como supernovas, gerando então explosões de raios-gama.
É impressionante a qualidade das imagens do VLT e dos dados coletados, e é impressionante a complexidade de objetos e fenômenos que podemos encontrar no universo.
#SerpenteCosmicaDoCaos
Fonte:
https://www.eso.org/public/brazil/news/eso1838/
https://www.eso.org/public/archives/releases/sciencepapers/eso1838/eso1838a.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br