A imagem acima mostra o planeta Terra, e a Lua, os dois em “fase” crescente. Essa imagem pode ser considerada a primeira desse tipo, ou seja, a primeira imagem feita do espaço a registrar a Terra e a Lua ao mesmo tempo e foi feita no dia 18 de Setembro de 1977, pela sonda Voyager 1 da NASA, quando ela estava a cerca de 11.66 milhões de quilômetros da Terra.
A Lua está na parte superior da imagem e além da Terra, como vista pela Voyager. A parte da Terra que estava voltada para a Voyager mostrava a Ásia, a região oeste do Oceano Pacífico e parte do Ártico. A sonda Voyager 1 estava diretamente sobre o Monte Everest (no lado noturno do planeta na latitude de 25 graus norte), quando a foto foi feita. A foto foi feita através das imagens adquiridas com três filtros coloridos e então processada pelo Laboratório de Processamento de Imagem no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Pelo fato da Terra ser muitas vezes mais brilhante que a Lua, a Lua teve seu brilho artificialmente realçado por um fator de 3 com relação à Terra por uma técnica de realce computadorizada de modo que ambos os corpos são mostrados de forma clara em impressões.
A sonda Voyager 2 foi lançada em 20 de Agosto de 1977, seguida da sonda Voyager 1 que foi lançada em 5 de Setembro de 1977, e seguiram rotas que encontraram com Júpiter em 1979 e com Saturno em 1980 e 1981.
Fonte:
https://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2041a.html
Artigo original:
spacetoday.com.br