Existe um tipo de objeto chamado de núcleo ativo de galáxia, ou AGN em inglês.
Entre os AGNs encontramos os quasares, os blazares, as rádio-galáxias e as galáxias do tipo Seyfert.
Talvez o melhor exemplo de uma galáxia ativa seja a NGC 1068, também conhecida como M77.
A extrema luminosidade da M77 se deve ao seu motor central, ou seja, um disco de acreção que rodeia o seu buraco negro central.
O material que cai na direção do buraco negro é comprimido e aquecido a temperaturas extremamente elevadas, o que o leva a emitir enormes quantidades de energia.
A M77 é classificada como uma galáxia Seyfert do Tipo II, está localizada a 47 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação da Baleia.
A M77 tem cerca de 100 mil anos-luz de comprimento de uma ponta à outra, e sua gravidade é tão intensa que faz com que as outras galáxias próximas sofram distorção.
Recentemente os astrônomos usando o instrumento FORS2 localizado no VLT do ESO fizeram uma bela imagem da M77 em quatro diferentes comprimentos de onda representados pelas cores azul, vermelho, violeta e rosa (hidrogênio alfa).
O hidrogênio alfa rosado, destaca as estrelas mais quentes e jovens que se formam nos braços em espiral.
O vermelho mostra as finas estruturas filamentares de gás que rodeiam a M77.
Os outros comprimentos de onda mostram a poeira na galáxias e suas estrelas mais antigas.
Essas imagens da M77 foram obtidas no programa Joias do ESO e possuem um caráter mais voltado para a divulgação científica e educação, além de mostrar um belo objeto e um objeto importante para o entendimento dos AGNs.
Fontes:
Canal Space Today
http://www.youtube.com/spacetodaytv
http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1720/