Essa linda foto publicada pelo ESO mostra o topo da montanha do Cerro Armazones no Chile, esse é o lar do Extremely Large Telescope, o ELT do ESO. O terreno lembra muito uma paisagem marciana e embora nessa visão de cima pareça ser plano, o pico do Cerro Armazones está a mais de 3000 metros acima do nível do mar. Os telescópios terrestres trabalham melhor quando a atmosfera entre eles e o universo é mínima, ou seja, o topo das altas montanhas é o local ideal para isso, e as montanhas do Atacama são perfeitas para isso, assim esse local é excelente para a construção do que será o maior telescópio do mundo daqui a alguns anos.
Mas para chegar até esse ponto de construir um telescópio desse tamanho, que terá 39 metros de diâmetro é um longo caminho. Tudo começou, exatamente há 17 anos, no dia 11 de dezembro de 2006 com os primeiros estudos detalhados para o projeto. Esse estudo deu início ao design, e só depois de 4 anos é que o Cerro Armazones foi escolhido como local para a construção do observatório. Muitas etapas foram sendo vencidas desde 11 de dezembro de 2006, e é claro o design to telescópio também mudou durante esses anos. Hoje o estado é o seguinte, já passamos de 50% da construção do observatório e a esperança é que o telescópio entre em funcionamento no final da década de 2020, ou seja, mais uns 6 anos para termos o maior telescópio do mundo funcionando!!!
Fonte:
https://www.eso.org/public/images/potw2350a/
https://elt.eso.org/about/timeline/
O post A Longa Jornada Para O Maior Telescópio Do Mundo apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br