O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal. Antes de trabalhar na PayPal, Hurley estudou design na Indiana University of Pennsylvania, e Chen e Karim estudaram ciência da computação juntos na University of Illinois at Urbana-Champaign. Eles gravaram alguns vídeos, mas perceberam que não havia como compartilhá-los. Os arquivos eram grandes demais para enviar por e-mail, e colocá-los na web daria muito trabalho.
Em 2002, Hurley e Chen receberam uma boa grana quando o PayPal foi comprado pelo eBay por US$ 1,54 bilhões. Assim, eles resolveram usar esse dinheiro para criar um site de vídeos. Em 14 de fevereiro de 2005, eles se uniram a Jawed Karim – também ex-funcionário do PayPal – para começar a criar o YouTube.
Karim diz que tinha seus motivos para criar um site de vídeos. No início de 2004, quando Janet Jackson mostrou um dos mamilos durante o Super Bowl, todo mundo comentava sobre o incidente, mas era impossível encontrar um vídeo disso na internet. E no final do ano, um tsunami atingiu a Indonésia: Karim acreditava que havia muitos vídeos do desastre, mas nenhuma forma de acessá-los.
O domínio “YouTube.com” foi ativado em 15 de fevereiro de 2005 e o site foi desenvolvido nos meses seguintes. Os criadores do site ofereceram uma prévia do site ao público em Maio de 2005, seis meses antes do lançamento oficial.
Em 9 de outubro de 2006, foi anunciado que a companhia seria comprada pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em ações. O negócio entre Google e YouTube veio depois que o YouTube apresentou três acordos com empresas de comunicação em uma tentativa de evitar processos sobre infração de direitos autorais. O YouTube continuou operando independentemente, com seus co-fundadores e 67 empregados trabalhando dentro da empresa. A aquisição do YouTube foi fechada em 14 de Novembro, e foi na época a segunda maior aquisição do Google.
A revista norte-americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.
O canal Youtube Edu, abreviatura de educação, surgiu em 21 de novembro de 2013, de uma parceria entre o Google e o Instituto Lemann. Com a iniciativa, o Brasil tornou-se o segundo país a receber o projeto de um canal exclusivo de conteúdo educativo no Youtube, o primeiro foi Estados Unidos. Inicialmente, foram selecionados 8.000 vídeos de professores brasileiros, já reconhecidos na plataforma e com canal próprio, e o Youtube Edu foi dividido por disciplinas, como biologia, matemática, língua portuguesa, física e química, com foco no ensino médio.
Fontes:
Wikipédia:
YouTube
https://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube
Youtube:
Canal TecMundo
https://www.youtube.com/user/baixaki