A Xiaomi foi fundada por oito sócios nos arredores de Pequim, na China, em abril de 2010. Um deles é o primeiro e atual CEO, Lei Jun. Ele começou como engenheiro da Kingsoft, uma das empresas de software mais poderosas do país. Os outros parceiros incluem até ex-executivos das filiais da Google e da Motorola na China.
Mas você sabe o que significa Xiaomi? Em chinês, o nome é literalmente “pequeno arroz”. A palavra agrega várias espécies de cereais, mas a escolha do nome é bem mais profunda.
Durante a Segunda guerra sino-japonesa entre China e Japão, de 1937 a 1945, o líder Mao tse Tung dizia que a china combatia usando “xiaomi e rifles”. Além disso, no budismo existe o ditado de que um único grão de arroz é capaz de ser tão incrível quanto uma montanha. Esse alimento representa então uma base sólida e força, e hoje é presença certa na mesa de boa parte da população de lá. A marca Xiaomi quer ter uma base tão bem estabelecida e ser tão importante e essencial pras pessoas quanto esses cereais.
Fonte:
Canal TecMundo
https://www.youtube.com/user/baixaki
CRÉDITOS
Texto e apresentação: Nilton Kleina
Design: Fernando Perazzoli
Edição de vídeo: Matheus Zimmer
Designer: Fernando Perazzoli
Arte da thumb: Silmara Slobodzian