Essa imagem mostra a galáxia irregular, conhecida como IC 10, um dos membros do chamado Grupo Local. Para quem não sabe, o Grupo Local é um agrupamento de mais de 50 galáxias na nossa vizinhança cósmica, agrupamento esse que a Via Láctea faz parte.
A IC 10 é um objeto interessante. Ela é a galáxia de explosão de estrelas mais próxima de nós. Uma galáxia de explosão de estrelas significa que ela está passando por um intenso processo de formação de estrelas, usando como combustível um amplo suprimento de gás hidrogênio frio. Esse gás, condensa em vastas nuvens moleculares, que então formam nós densos onde a pressão e a temperatura atinge um ponto onde se dá início o processo de fusão nuclear, criando assim, uma nova geração de estrelas.
Como é classificada como uma galáxia irregular, a IC 10, não tem os majestosos braços espirais como a Via Láctea e nem a aparência arredondada das galáxias elípticas. Ela é um objeto apagado, apesar de estar próximo de nós em termos cosmológicos, cerca de 2.2 milhões de anos-luz de distância da Terra. De fato, a IC 10 só se tornou conhecida da humanidade em 1887, quando o astrônomo norte-americano Lewis Swift a registrou durante uma campanha de observação. A pequena galáxia permanece difícil de ser estudada mesmo nos dias de hoje, porque ela está localizada na linha de visada que possui uma grande concentração de poeira cósmica e de estrelas.
Uma versão dessa imagem feita por Nikolaus Sulzenauer, chegou a entrar na competição do Hubble conhecida como Hubble’s Hidden Treasure, e terminou a competição em décimo lugar.
Crédito:
NASA, ESA and F. Bauer
Fonte:
https://www.spacetelescope.org/images/potw1924a/
Artigo original:
spacetoday.com.br