Essa imagem é histórica, ela foi feita com a sonda Cassini olhando para o lado noturno de Saturno, só iluminado pela luz do Sol que refletia nos anéis, mas por que ela é histórica? Essa aí, é uma das últimas imagens feitas pela sonda Cassini, onde ela mostra o local onde horas depois ela entrou na atmosfera do planeta. A marca na foto é o local de entrada na atmosfera. No momento da foto a área estava no lado noturno do planeta, mas no momento da entrada na atmosfera o local já havia rodado e estava no lado diurno do planeta.
A imagem foi feita usando os filtros espectrais vermelho, verde e azul, que foram combinados de maneira que a imagem se apresentasse numa cor perto da cor natural (o que o pessoal chama de cor verdadeira). As imagens foram feitas com a câmera de grande angular da Cassini no dia 14 de Setembro de 2017, a uma distância de aproximadamente 634 mil quilômetros de Saturno.
Como todos sabem, no dia seguinte, dia 15 de Setembro de 2017, a sonda Cassini encerrou sua missão de 13 anos explorando Saturno e todo o seu sistema.
A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas, e montadas no JPL. O centro de operações de imagens fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informação sobre a missão Cassini-Huygens, visite: https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imagens da Cassini é o: http://ciclops.org.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21903/final-frontier
Artigo original:
spacetoday.com.br