A foto acima chamou muito a atenção na última semana. Essa foto foi feita de dentro da Estação Espacial Internacional pela astronauta da NASA Christina Koch que está fazendo parte da Expedição 60.
A ideia dela foi registrar o lançamento da nave Soyuz MS-15 que estava partindo do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, rumo a estação, na última quarta-feira, dia 25 de Setembro de 2019. E o registro foi incrível como é possível ver nessa imagem.
A imagem mostra o que se chama de pluma de exaustão dos motores do foguete. Quando está fora da atmosfera e o ar é bem rarefeito, essa pluma se expande e forma essa figura que a princípio é bem enigmática, mas que não tem nada de diferente. O que ajuda também para esse efeito é o momento do lançamento. Como esse lançamento aconteceu durante o pôr-do-Sol, o fato do Sol estar bem baixo proporciona também uma iluminação diferenciada da pluma acentuando ainda mais o efeito registrado.
A viagem foi bem tranquila, e depois de 4 órbitas, e seis horas, a Soyuz se acoplou com a ISS, entregando a astronauta da NASA Jessica Meir, o cosmonauta da ROSCOSMOS Oleg Skripochka e o “turista espacial” dos Emirados Árabes Unidos Hazzaa Ali.
Crédito da Imagem: NASA/Christina Koch
Fonte:
[https://www.nasa.gov/image-feature/viewing-a-launch-from-above]
Artigo original:
spacetoday.com.br