A galáxia NGC 6946 pode ser considerada uma galáxia muito especial para os astrônomos. Só no último século, a galáxia experimentou 10 supernovas observadas, e com isso ganhou o seu apelido, Galáxia dos Fogos de Artifício. Só para você ter um parâmetro para comparar, a Via Láctea tem em média 1 a 2 eventos de supernovas por século. Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra as estrelas, os braços espirais e vários ambientes estelares da galáxia com um detalhe que só o Hubble é capaz de mostrar.
Outra coisa especial da galáxia NGC 6946 é que é uma galáxia que está de frente para nós, e isso é bem interessante para podermos ver em detalhe as estruturas da galáxia. A galáxia é classificada como sendo uma galáxia espiral intermediária e como uma galáxia starburst (ou seja, onde ocorre muita formação de estrelas). Essa classificação significa que a NGC 6946 está entre uma galáxia totalmente espiral e uma espiral barrada, com uma pequena barra no seu centro.
A galáxia está localizada a 25.2 milhões de anos-luz de distância da Terra, na borda norte entre as constelações de Cepheus e Cygnus.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, A. Leroy, K. S. Long
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2101a/
Artigo original:
spacetoday.com.br