Uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados. E quando falamos deles logo vem à mente o Google AdWords, sistema no qual os usuários inserem anúncios que desejam ver publicados nos resultados de busca do Google.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação à ferramenta e às melhores formas de gerar receita com ela, como é o caso das pequenas e médias empresas (PMEs). Por isso, o Google desconstruiu os cinco maiores mitos sobre o AdWords e explica como pode ser simples na hora de planejar a divulgação de um site:
O AdWords funciona apenas para empresas que possuem uma grande verba de publicidade
Não. O Google AdWords é uma ferramenta acessível para todas as empresas, e o que a diferencia de muitos outros meios de comunicação é a oportunidade de anunciar independente do seu tamanho ou orçamento. O que é importante ter em mente é que seu retorno será sempre baseado no seu investimento. Por exemplo, se você investir R$ 1 mil por mês no Google AdWords você terá um retorno X, se você investir R$ 10 mil por mês, muito provavelmente deve ter como retorno algo próximo a 10X. E quanto mais otimizada suas campanhas estiverem, maior será seu retorno.
Se eu anunciar no AdWords, tenho mais chances de ter minha empresa colocada na primeira página dos resultados orgânicos do Google
É importante reforçar que existem mais de 200 fatores considerados para definir posicionamento de um site na busca orgânica – e anunciar no Google AdWords não é um deles. O benefício de possuir um anúncio pago é justamente ter a possibilidade de aparecer bem colocado em resultados de buscas que são relevantes para sua empresa, independentemente se você consegue uma colocação boa nos resultados orgânicos. A colocação do seu anúncio não tem relação com os resultados de SEO do seu website.
Quem paga mais aparece na frente
Em partes. Apesar do Adwords funcionar como um leilão – quem dá um lance maior tem mais chance de aparecer no topo – o valor é apenas um dos fatores considerados para definição da ordem dos anúncios. Além do valor que você está disposto a pagar por clique, também será considerado o índice de qualidade do seu site (e das suas campanhas), e a adaptabilidade do seu site a dispositivos móveis.
Se eu já anuncio no AdWords, quanto mais palavras-chave forem utilizadas, melhor
Não. O que importa é a qualidade e não a quantidade das suas palavras-chave. Além disso, quanto maior for a relevância entre seu anúncio, e suas palavras-chaves, mais resultado você deve ter – e isso independe de quantas palavras você cadastrou para ativarem seu anúncio.
Quanto mais pessoas visualizarem meu anúncio, melhor
Como em qualquer outra estratégia de divulgação, é importante ter seu público-alvo muito bem definido. No AdWords, isso não é diferente. É importe que você segmente suas campanhas para aqueles usuários que possuem sinergia com a sua marca e seus produtos. Isso muitas vezes significa aparecer para um universo menor de pessoas, mas ao mesmo tempo fará com que seu anúncio seja muito mais eficiente.
Fonte: (Via) Startupi