4 Anos da Sonda MAVEN Em Marte – Space Today TV Ep.1476

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

No dia 18 de Novembro de 2013 foi lançada rumo a Marte, a missão MAVEN da NASA.

No dia 21 de Setembro de 2014, ela chegou no seu destino e entrou na órbita de Marte. A MAVEN foi uma sonda que sofreu com o shutdown de 2014, e nenhum alarde foi feito na sua chegada em Marte, pois a NASA estava trabalhando de forma restrita.

Isso quer dizer que dia 21 de Setembro de 2018, ontem, comemoramos 4 anos que a sonda MAVEN está na órbita de Marte, trabalhando de maneira excelente e resolvendo grandes mistérios do planeta vermelho.

Em Novembro de 2015, ela cumpriu a sua missão primária e desde então vem trabalhando na sua missão estendida de forma magnífica.

Nesses 4 anos, a MAVEN ajudou a responder muitas perguntas e fez grandes realizações, entre elas:

Adquiriu os dados que mostraram que a perda da atmosfera de Marte para o espaço foi a principal causa da mudança climática no planeta.

Determinou que a perda de íons da atmosfera superior para o espaço durante uma tempestade solar pode ser amplificada por um fator de 10 ou mais, possivelmente fazendo com que essas tempestades tenham sido as principais responsáveis para a perda da atmosfera.

Descobriu dois novos tipos de auroras em Marte, aurora difusa e aurora de próton, nenhum desses tipos estão conectado com campo magnético local ou global ou até mesmo por jatos magnéticos como na Terra.

Detectou uma ionosfera em Marte, a primeira detectada além da Terra.

Demonstrou que a maior parte do CO2 no planeta foi perdido para o espaço e que não existe CO2 suficiente em Marte para terraformar o planeta e esquentá-lo.

E para comemorar 4 anos de operação em Marte, a MAVEN fez uma selfie.

Essa selfie foi feita com o instrumento conhecido como Imaging Ultraviolet Spectrograph, ou IUVS, que fica na ponta do braço de 1.2 metros de comprimento, um verdadeiro pau de selfie da sonda.

A selfie foi feita com 21 imagens que foram então somadas para resultar na imagem final.

Em 2019, a MAVEN irá iniciar uma manobra para colocar a sonda na atmosfera superior de Marte.

Isso fará com que a MAVEN possa ser usada como uma sonda de retransmissão de dados hoje ela faz isso mas uma vez por semana somente e com um dos rovers por vez.

A InSight que chega em Marte em Novembro poderá usar essa melhoria em no próximo ano.

Enquanto isso ela continua trabalhando de forma saudável e ajudando cada vez mais os pesquisadores a entenderem cada vez mais a atmosfera marciana e a relação dessa atmosfera com as mudanças climáticas do planeta.

Vida longa e próspera para a MAVEN.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2018/maven-selfie-marks-four-years-in-orbit-at-mars

Artigo original:
spacetoday.com.br