Ninguém esperava por essa, mas na noite desta quinta-feira (28), a Nintendo anunciou uma nova versão do 3DS, seu atual console portátil. Com o comprido nome New Nintendo 2DS XL, o aparelho chega às lojas dos Estados Unidos no dia 28 de julho, custando US$ 149,99 (aproximadamente R$ 480 sem os impostos).
Como o nome já indica, o aparelho é uma união de duas das atuais propostas da Nintendo para o mercado de portáteis. O dispositivo une o hardware aprimorado do New Nintendo 3DS XL – o que inclui suporte a todos os jogos exclusivos para a edição – com o design dobrável da plataforma, aliado aos botões adicionais para controle. Ficou de fora, entretanto, o efeito tridimensional que estava disponível desde o lançamento da plataforma.
A “Big N” definiu a nova versão do console exatamente como um meio termo entre o New Nintendo 3DS XL, mais caro e com todos os recursos da geração, e o 2DS, aparelho mais simples e sem dobradiças, mais voltado para o segmento infantil. As telas são de 4,8 polegadas e 4,18 polegadas, respectivamente, e o dispositivo traz suporte conexão NFC, para utilização dos Amiibos, os bonecos que garantem itens e vantagens especiais na maioria dos jogos.
O presidente do braço americano da companhia, Reggie Fils-Aime, também citou o anúncio do New Nintendo 2DS XL como uma demonstração do compromisso da empresa com o mercado de consoles portáteis. Para muitos, a declaração serve como uma resposta às especulações de que o Switch serviria como sucessor tanto para o Wii U quanto para o 3DS, unificando as propostas portáteis e de mesa da “Big N” em uma única plataforma. Não parece ser o caso.
Nos Estados Unidos, o dispositivo estará disponível com apenas uma opção de cor, preto e azul turquesa. O lançamento no Japão, marcado para 13 de julho, entretanto, traz também o console em uma segunda versão, branca com laranja. A Nintendo não possui representação no Brasil, sendo assim, a chegada oficial do aparelho por aqui permanece incerta.
Fonte: Nintendo